PUB
Recheio 2024 Profissional

Maia tem hortas biológicas e compostagem comunitária no centro do concelho

Maia tem hortas biológicas e compostagem comunitária no centro do concelho

Com o objetivo de “descarbonizar o território através de um leque de soluções inovadoras, envolvendo e mobilizando o cidadão para a adoção de comportamentos sustentáveis”, a Câmara Municipal da Maia implementou hortas biológicas e um espaço de compostagem comunitária em empreendimentos no centro do concelho. 

A iniciativa, inserida no âmbito do projeto “BaZe Net Zero Carbon City”, envolveu a entrega de 56 talhões destinados à implementação de hortas sociais biológicas nos Jardins do Sobreiro, destacou o Jornal de Notícias. 

Para António Silva Tiago, trata-se de uma iniciativa “invulgar e inovadora”, quer pela escolha do local “no centro da cidade”, a cerca de 100 a 150 metros da autarquia, quer “pelas características ligadas à compostagem comunitária”. “Não há nada tóxico que entre nestas hortas. Só produtos orgânicos”, assinalou o autarca. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com a informação avançada, os talhões agora entregues abrangem tanto os moradores do empreendimento Jardins do Sobreiro, onde residem cerca de 1200 pessoas, como moradores de outros locas da Maia. 

“As hortas integram um projeto pioneiro no Grande Porto de compostagem comunitária, que permitirá aos moradores darem um destino adequado aos resíduos provenientes da preparação de refeições e que desta forma originarão um composto orgânico que será usado nas hortas, numa lógica de circularidade”, completou o presidente da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem