“Há muito que na Maia temos consciência de que a sustentabilidade ambiental é um dos pilares determinantes da qualidade de vida das comunidades. A Maia está mesmo empenhada em dar uma pausa ao planeta”, referiu à Lusa o presidente da autarquia, António Silva Tiago, em jeito de antevisão à sessão que segunda-feira leva a este concelho o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Gomes Mendes.
Em causa estão ações e programas com a ambição de criar o “BaZe – laboratório vivo para a descarbonização” que já motivou uma candidatura a verbas do Fundo Ambiental, o qual selecionou numa primeira fase 12 cidades de todo o país, tendo a Maia alcançado a terceira melhor pontuação.
Soma-se a iniciativa “Maia dá uma Pausa ao Planeta” que, segundo informação camarária, “pretende ser a estratégia transversal a toda a atuação territorial e ambiental, de forma a alcançar o arrojado, e de certa forma, arriscado, objetivo de fazer da Maia o primeiro território com balanço zero no que se refere a emissões de carbono”.
E em curso estão ações como a reabilitação do antigo ‘squash’ para criação do “BaZe_Oficina”, espaço no qual a autarquia quer instalar um equipamento chamado “FabLab/Repair Café/QuizLab” com máquinas de prototipagem, bem como para realizar sessões dedicadas ao pré-escolar e o ensino básico.
Outras das medidas mencionadas pelos responsáveis são a substituição das luminárias do Parque Central e dos Paços de Concelho, a aposta na compostagem orgânica e em ciclovias, a beneficiação energética das piscinas municipais, bem como a reabilitação e beneficiação energética do Bairro do Sobreiro, Maia I e Maia II.
“A Maia não deixará de estar na linha da frente da promoção da sustentabilidade ambiental, seja no domínio da eficiência energética, da economia circular e do reaproveitamento dos materiais, da mobilidade suave e da logística de menor impacto e da permanente monitorização do nosso desempenho ambiental”, referiu António Silva Tiago.
Para segunda-feira está agendada uma palestra, que juntará oradores convidados e técnicos camarários, que pretende apresentar a estratégia global “Maia dá uma Pausa ao Planeta” e lançar a discussão em torno do tema da descarbonização das cidades.
Sexta-feira 5 Janeiro, 2018
Maia estabelece grande investimento para obter balanço zero nas emissões de carbono
A Maia ambiciona ser “o primeiro território com balanço zero no que se refere a emissões de carbono”, estando a implementar iniciativas cujo custo estima que ultrapasse “largamente” o milhão de euros, avançou a câmara esta sexta-feira.