A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros revelou que irá disponibilizar, este ano, 40 mil euros para bolsas de estudo para o Ensino Superior. A iniciativa está inserida no programa “Macedo Educar” e pretende “criar condições para que os alunos mais carenciados possam ingressar pela primeira vez, ou continuar a frequentar, o Ensino Superior”.
“No que estiver ao alcance deste executivo, nenhum aluno macedense vai deixar de estudar por carências económicas”, garantiu o presidente da Câmara Municipal.
Para Benjamim Rodrigues, este é um apoio que “beneficia também o território”. “Com esta iniciativa estamos também a contribuir para a formação de quadros técnicos superiores e para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural no nosso concelho”, sublinhou, acrescentando que é do interesse do município “ter mais quadros técnicos com qualificações superiores”. “Isso pode representar novas oportunidades de investimento no concelho”, apontou.
Entre os requisitos necessários para a candidatura às bolsas em causa, está a obrigatoriedade de residir no concelho há pelo menos dois anos e ter frequentado um estabelecimento de ensino em Macedo de Cavaleiros. Os alunos interessados têm até ao dia 12 de março para submeter a sua inscrição.
Importante referir que além das bolsas de estudo para o Ensino Superior, o programa “Macedo Educar” prevê ainda a oferta de livros de fichas aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e a atribuição de um prémio de mérito para os dois alunos com a melhor média na classificação final de cada ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.