A peça teatral mais veloz e enigmática de Shakespeare, “Macbeth”, vai ser transmitida online esta sexta-feira, às 22h, ficando disponível até ao final do dia de domingo no site, nas redes sociais Facebook e Instagram e no Vimeo do Teatro Nacional São João (TNSJ).
O encenador Nuno Carinhas descreveu Macbeth como “um conto dirigido a crianças inocentes sobre o destino de guerreiros ambiciosos”.
A peça aborda a deturpação da alma humana. Numa desolada charneca, sob um cenário fantasmático e temperamental, três bruxas – mulheres com barba, criaturas indefinidas – anunciam uma profecia. “Mas será esta, como questiona Yvette K. Centeno no Manual de Leitura, ‘a primeira e pérfida semente, a origem do futuro mal?’”.
Macbeth, bravo na luta, mas cego pela ambição e desejo de poder, movido pelos conselhos perigosos da sua mulher, mata o rei legítimo e rouba o trono. Desencadeia-se, assim, a tragédia de um casal unido por um nome que, consumido por uma tentação desmedida e furiosa de alcançar o poder, fica cativo do próprio tempo.
João Reis e Emília Silvestre lideram o elenco de atores que dão ‘vida’ aos ritos maléficos, prenúncios, noites sangrentas, insónias e fantasmas.
A adaptação digital do espetáculo “Macbeth”, que conta com encenação, cenografia e figurinos Nuno Carinhas, é da responsabilidade de Pedro Filipe Marques.
O espetáculo vai ser transmitido online esta sexta-feira, às 22h, ficando disponível até às 24h de de domingo, dia 26 de abril, no site, redes sociais Facebook e Instagram e no Vimeo do Teatro Nacional São João (TNSJ)