O espetáculo, que marca a estreia de Nuno Carinhas – diretor artístico do TNSJ – pelo universo de Shakespeare, assinala também o reencontro do encenador com João Reis, 20 anos depois. Do elenco fazem ainda parte nomes como Emília Silvestre, João Cardoso, Paulo Calatré ou Sara Barros Leitão.
A peça aborda a deturpação da alma humana, num cenário fantasmático e temperamental, desencadeando-se uma tragédia de um casal unido por um nome que ambiciona conquistar e subjugar o futuro.
Assistir a “Macbeth” equivale, para Nuno Carinhas, a “passar a mão pelo dorso de um crocodilo saído da água”. Além da encenação, o diretor artístico do TNSJ é também responsável pela cenografia e figurinos do espetáculo que se compõe de ritos maléficos, prenúncios, noites sangrentas, insónias e fantasmas.
“Macbeth” pode ser visto à quarta-feira e ao sábado, às 19h; à quinta e sexta-feira, às 21h; e ao domingo, às 16h. A récita de dia 11 março conta com audiodescrição e tradução em Língua Gestual Portuguesa. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.
As inúmeras atividades em torno de “Macbeth”
Ainda no âmbito da apresentação da peça, o TNSJ promove, no dia 24 de fevereiro, às 15h, a conferência “Macbeth: Encenar a maldição”. O momento, organizado em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), é de entrada gratuita e conta com a presença de Michael Dobson, diretor do Instituto Shakespeare e professor na Universidade de Birmingham, que vai abordar as diferentes respostas que encenadores, cenógrafos e diretores de atores têm dado à peça escocesa.
Já na FLUP, a colaboração com o TNSJ resulta também na presença de Nicola Watson – especialista em literatura dos séculos XVIII e XIX – que vai abordar, no dia 23 de fevereiro, às 17h30, os modos como a cultura oitocentista materializou Shakespeare em Stratford.
Refira-se que, ainda no âmbito do ciclo dedicado ao dramaturgo inglês, o TNSJ promove no dia 25 de fevereiro, às 16h, uma oficina criativa, tendo como enfoque Macbeth, para crianças entre os seis e os 12 anos, cujo valor é de 2,50€ por criança.