
A Câmara do Porto anunciou esta terça-feira, em reunião de executivo, que a obra para a construção das 29 casas na Travessa de Salgueiros, garantidas pelo Fundo do Aleixo, vai avançar no próximo mês de novembro. O contrato da empreitada foi assinado e em poucas semanas os estaleiros estarão no terreno.
Assim, na Travessa de Salgueiros, localizada na zona central da Lapa, vão nascer 29 casas destinadas à habitação social, totalmente pagas pelo Fundo do Aleixo. Recentemente, os dois grandes acionistas do Fundo – o empresário António Oliveira e o empresário António Mota, da Mota-Engil – reafirmaram o seu empenho no compromisso que têm com a Câmara do Porto.
Garantia bancária será nos próximos dias submetida à CMVM
Outra novidade foi ainda dada pelo diretor municipal das Finanças e Património. “A garantia bancária, uma dificuldade que o Fundo [do Aleixo] tinha encontrado ao longo destes meses, estará resolvida. Refiro estará porque, face ao tempo decorrido, será prudente ter as coisas ‘preto no branco'”, assinalou Pedro Santos.
Com efeito, a prestação da garantia bancária foi dada, “inclusivamente com a contra-garantia bancária que estava subjacente a este processo” e que será prestada por um dos participantes, a Mota-Engil.
O processo será submetido dentro de dias à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), “para que seja aceite a cessão [cedência] de posição contratual da Gesfimo para a Fundbox”, sendo que aquela entidade tem 45 dias para se pronunciar sobre o endosso da posição contratual.