O candidato do PSD à presidência da Câmara do Porto, Luís Filipe Menezes, anunciou, durante uma visita às instalações do cinema Vale Formoso, que pretende “recuperar para a cidade aquele património que faz parte da história da Cultura” da Invicta.
De acordo com o social-democrata, a instituição proprietária do Vale Formoso sugeriu ao atual executivo municipal a sua cedência gratuita à cidade, proposta essa que, afirma o atual autar de Gaia, foi ignorada. “Nós estamos interessados em ficar de imediato com este equipamento e, por isso, iremos estudar a possibilidade de negociar a permuta com um imóvel que não tenha grande interesse patrimonial para a cidade, de forma a podermos ficar com o Vale Formoso”, esclareceu.
Em relação ao uso a dar ao antigo cinema, Menezes recordou que existem “grandes instituições com uma história na cidade, como o Fantasporto, que perseguem ter instalações próprias há muito tempo. “E temos muitas outras coletividades, algumas até com alguma modernidade, ligadas à dança moderna que ensaiam e trabalham em catacumbas na Rua de Santa Catarina”, acrescentou. “Trata-se de um equipamento que pode ter alguma polivalência. Penso que é preciso ter em conta alguma sustentabilidade em termos de gestão, sustentabilidade que se pode conseguir com inteligência através de algumas parcerias, como, por exemplo, com a associação de coletividades do distrito do Porto, que tem uma grande vocação para promover espetáculos dos seus associados”, defendeu o candidato do PSD.