PUB
CMPorto

Lugares de estacionamento pago vão duplicar em Matosinhos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O novo modelo de estacionamento, que entrará em vigor em junho de 2015, “permite o usufruto de 15 minutos de estacionamento gratuito para apoiar o acesso aos serviços rápidos do quotidiano: cafés, compras, multibanco”.

A Câmara de Matosinhos aprovou ontem, por unanimidade, a concessão do estacionamento pago nas ruas, duplicando os lugares com parquímetro para resolver o problema da rotatividade no acesso ao comércio e à restauração. O concurso foi debatido na reunião extraordinária do executivo, de acordo com uma proposta avançada pelo vereador da CDU com a tutela dos Transportes e da Mobilidade, José Pedro Rodrigues.
Segundo explicou o vereador, “prevaleceu a ideia de que esta era uma proposta que resolve um problema efetivo de estacionamento no concelho e não para resolver um problema financeiro da autarquia” e a compreensão da oposição “de que era uma proposta equilibrada”. Desta forma, conforme foi sugerido pelo PS, o período pago passa a ser das 09h00 às 20h00 e não das 08h00 às 20h00, sendo que o valor da segunda hora de estacionamento é o mesmo da primeira hora – 0,65 euros – e não os 0,85 euros inicialmente previstos. José Pedro Rodrigues frisou também que a autarquia pretende utilizar um modelo de fiscalização equilibrado e “não de caça às multas nem às coimas”, prevendo-se até a realização de uma campanha de sensibilização junto da população sobre os novos moldes de estacionamento no concelho, que entrarão em funcionamento em junho de 2015.
À luz da proposta avançada na reunião, os lugares pagos no concelho vão duplicar – passando de 557 para cerca de 1150 – nas ruas com perfil predominantemente comercial. Em declarações à Lusa, o vereador sublinhou tratar-se de um sistema “que permite o usufruto de 15 minutos de estacionamento gratuito para apoiar o acesso aos serviços rápidos do quotidiano: cafés, compras, multibanco. Estes 15 minutos permitem ainda ser possível fazer cargas e descargas, acabando assim com o estacionamento irregular ou em segunda fila”. Para a atribuição do período de estacionamento gratuito, será implementado um sistema inovador nos novos parquímetros, que permitem que o condutor insira a matrícula e retire o papel que lhe permite usufruir do lugar.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3