O Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende celebra sábado, dia 21 de abril, o centenário do nascimento do pintor que dá o nome à instituição, com um percurso a pé pelos lugares do Porto onde nasceu e se descobriu como artista.
“Júlio Resende – A Praça e a Memória” é o nome do programa de atividades, que tem início às 16h, na casa onde o artista nasceu, no número 14 da Rua Actor João Guedes. Aqui será descerrada uma placa em homenagem, não só a Júlio Resende (1917-2011) como também ao irmão, o maestro Resende Dias (1916-1992).
A poucos metros, no Largo do Moinho de Vento, o Rancho Folclórico do Porto interpretará músicas como “O Porto Canta” e o “Hino do Porto”, ambas da autoria do Maestro Resende Dias.
O percurso prossegue depois para o Café Luso, onde será inaugurada a exposição” Café Luso – Evocação a Júlio Resende”. Aqui estará patente, até 31 de maio, uma seleção da obra do pintor que percorre diversas fases.
A celebração termina no edifício do Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo. Foi ali que Júlio Resende começou os seus estudos artísticos na então Academia Silva Porto. Será inaugurada, pelas 17h, uma outra mostra, “Resende Regressa ao Salão Silva Porto”. A sessão contará com intervenções do jornalista Germano Silva, do bibliotecário Luís Cabral, e de Victor Costa, pintor e presidente do Conselho de Administração do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende. Esta exposição poderá ser visitada até 31 de Agosto.
Durante o percurso “A Praça e a Memória” ver-se-ão também as 25 montras temáticas, na Praça Carlos Alberto e na Rua de Cedofeita, que aderiram à iniciativa “Caminhos de Resende”, e que manterão estas decorações temáticas até ao final de abril.
Todas as atividades são de participação gratuita.