Exossomas são pequenas vesículas libertadas pelas células para o sangue e o seu estudo poderá conduzir ao desenvolvimento de novas formas de diagnóstico e tratamento do cancro. Esta é a expectativa de Sónia Melo, investigadora do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) que integra o trio de cientistas distinguidas na 11.ª edição das “Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência”, galardão que premeia anualmente os novos talentos da ciência portuguesa no feminino.
O projeto premiado visa desenvolver um método de extração dos exossomas que circulam no sangue dos pacientes com cancro, ou seja, trata-se de fazer uma “biopsia líquida” que permita, a partir da informação recolhida nos exossomas, retratar e perceber como comunicam entre si as diferentes populações de células cancerosas.
O método proposto por Sónia Melo – que, em investigações anteriores, já mostrou que os exossomas podem transformar células saudáveis em células cancerosas – pode, caso seja bem sucedido, ajudar a acelerar o diagnóstico do cancro, mas também a monitorizar a evolução da doença – incluindo aspetos como a criação de metástases e a resistência às terapias – e conduzir à aplicação de tratamentos mais dirigidos a cada paciente.
Licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da U.Porto, Sónia Melo terminou em 2010 o Programa Graduado em Áreas da Biologia Básica e Aplicada (GABBA), durante o qual passou pelo Ipatimup, pela Faculdade de Medicina da U.Porto, pelo CNIO-Centro Nacional de Investigaciones Oncológicas (Madrid) e pelo ICO-Institute Catalan de Oncologia (Barcelona). Seguiram-se quatro anos de pós-doutoramento nos Estados Unidos (Harvard Medical School e MD Anderson Cancer Center) e o regresso ao IPATIMUP, em meados de 2014, como investigadora principal.
Para além de Sónia Melo, o júri das Medalhas de Honra L`Oréal – presidido por Alexandre Quintanilha, professor do ICBAS – distinguiu ainda os trabalhos de Raquel Ferreira, investigadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, e de Vânia Calisto, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro.
Sexta-feira 23 Janeiro, 2015
L’Oréal Portugal distingue investigadora do Ipatimup
A investigadora do Ipatimup Sónia Melo integra o trio de cientistas distinguidas na 11.ª edição das “Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência”, galardão que premeia anualmente os novos talentos da ciência portuguesa no feminino.