PUB
Recheio 2024 Institucional

Lordelo do Ouro e Massarelos vencem Rusgas de São João

Lordelo do Ouro e Massarelos vencem Rusgas de São João

As Rusgas de São João regressaram às ruas da cidade do Porto este sábado, dia 2, depois de dois anos de interregno. Lordelo do Ouro e Massarelos foi a vencedora entre os vários grupos folclóricos e associações recreativas das sete freguesias e uniões de freguesias portuenses.

Ao fim de 4 anos a freguesia de Campanhã (representada pela Associação Cultural e Desportiva do Bairro do Falcão), perdeu o titulo para a rusga vencedora, que conquistou 217 pontos, tendo conseguido o terceiro lugar com 192 pontos. No segundo lugar do pódio ficou a Junta de Freguesia do Bonfim (representada pela Associação de Moradores da Lomba), com 195 pontos.

2022 marca o regresso das Festas de São João às ruas da cidade. Depois da noite mais longa do ano, a tarde mais tradicional viveu-se este sábado com o regresso das rusgas sanjoaninas. No meio de um desfile de cor, música e diversão, Lordelo do Ouro e Massarelos foi reconhecida por entre os vários

Participaram ainda a União de Freguesias do Centro Histórico que, segundo o portal de notícias da Câmara do Porto, “arrecadou 178 pontos, a Junta de Freguesia de Ramalde que, através da Associação Recreativa e Cultural Conjunto Dramático 26 de Janeiro, conquistou 174 pontos, a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, que contou com a participação do Orfeão da Foz do Douro e alcançou 153 pontos, e a Junta de Freguesia de Paranhos, com a participação do Rancho Folclórico de Paranhos e a quem o júri atribuiu 147 pontos”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A vencedora Lordelo do Ouro e Massarelos levou para a freguesia, além do título de melhor formação nas Rusgas de São João, um troféu especialmente desenhado para a ocasião pela artista Madalena Martins

O desfile teve início junto ao Café Majestic, na Rua de Santa Catarina, e terminou com a exibição dos vários grupos na Praça do General Humberto Delgado.

As Rusgas Sanjoaninas provam “que a festa continua a passar de geração em geração e a marcar um momento de união que reflete o bairrismo dos portuenses e que, depois de uma paragem imposta pela pandemia, continua a chamar milhares de pessoas às ruas”.

Foto: Guilherme Costa Oliveira (CM Porto)

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem