PUB
Recheio 2024 Profissional

Locomotiva transforma ruína em instalação artística

Locomotiva transforma ruína em instalação artística

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
“Metamorfose”, da autoria do coletivo FAHR 021.3, no âmbito do projeto Locomotiva, tomará conta, até junho, da fachada do antigo edifício da Oliva, ao lado da estação de São Bento, no Porto.

A instalação será inaugurada este sábado e, de acordo com o comunicado da Câmara do Porto, “promete desviar o olhar de quem passa no local, quer pela cor elétrica que a desenha – um verde que se assemelha ao cobre oxidado – quer pelo desconforto e mesmo provocação que será gerado entre a ruína e este novo corpo estranho, em forma de malha metálica, com quase seis toneladas de peso”.
Esta é a primeira de várias intervenções realizadas no âmbito do projeto Locomotiva, dinamizado pela autarquia portuense, através da PortoLazer, e cofinanciado pelo Programa ON.2 – O Novo Norte, com o objetivo de dinamizar a área envolvente à Estação de São Bento.
A intenção da “Metamorfose”, que está a ser construída desde 27 de dezembro, “não é tapar a ruína, mas antes dar-lhe uma nova textura e leitura, em estreita relação com a escarpa granítica que se situa ao lado”.
“A estrutura, que começou por ser desenhada digitalmente, estende-se por quase 26 metros de comprimento e 12 metros de altura. Além de ser pintada de verde, terá um projeto de iluminação da autoria do designer de luz José Nuno Sampaio”, acrescenta a nota.
A inauguração está marcada para as 18h de sábado e vai incluir a atuação do DJ portuense Tiago Carneiro. Pelas 16h, e para aproveitar a luz do dia, haverá um “instameet”, no qual todos os participantes são convidados a fotografar a instalação e a partilhar as imagens no Instagram com a hashtag #metamorfosefahr.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3