RECHEIO 50 ANOS

Livro “Duelos de Alimentos” ensina a fazer escolhas saudáveis na alimentação

Livro “Duelos de Alimentos” ensina a fazer escolhas saudáveis na alimentação

Da autoria de João Rodrigues, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), o livro “pretende ajudar o leitor a tomar as melhores decisões nas escolhas alimentares”, colocando “frente a frente” as características nutricionais mais interessantes de cada um dos alimentos envolvidos.

Sabia que a casca da curgete é comestível e bastante nutritiva? Ou que para evitar que uma maçã cortada oxide, basta adicionar-lhe um pouco de sumo de limão? Estas são algumas das dicas e curiosidades que o autor apresenta ao longo dos 12 capítulos do livro “Duelos de Alimentos”, refere o portal de notícias da Universidade do Porto. João Rodrigues coloca “em confronto” diferentes alimentos, como o arroz vs. massa ou a alface vs. rúcula, mostrando assim os benefícios e as características de cada um deles, apresentando valores referentes a macronutrientes, vitaminas e minerais.

“Definir o conceito de alimentação saudável não é tarefa fácil, mas há uma regra que deve estar sempre presente: variar na alimentação”, assinala o nutricionista, salientando que a alimentação é um fator chave para se “preservar a saúde, para prevenir doenças e, acima de tudo, para se ser feliz”.

O prefácio da obra – assinado por Vítor Hugo Teixeira, professor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP) – salienta a importância de existir alguém com formação que “esclareça as pessoas sobre o verdadeiro valor dos alimentos, de forma isenta e imune às modas”.

João Rodrigues é licenciado em Bioquímica e Ciências da Nutrição pela U.Porto e doutorado em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). É professor auxiliar da FMUP e docente no Instituto Politécnico do Porto e no de Viana do Castelo. Exerce também prática clínica como nutricionista e é autor do blogue Mundo da Nutrição.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem