PUB
Philips S9000

Livro de homenagem a Albino Aroso é apresentado terça-feira no Porto

Livro de homenagem a Albino Aroso é apresentado terça-feira no Porto
O médico Albino Aroso ficou conhecido como o “pai do planeamento familiar” e foi um dos principais responsáveis pela redução da taxa de mortalidade infantil em Portugal.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O livro “Albino Aroso – um homem à frente do seu tempo”, que será apresentado na terça-feira, na secção regional do norte da Ordem dos Médicos, conta com vários textos elaborados por familiares, amigos e colegas que com ele trabalharam e conviveram, entre eles o ministro da Saúde, Paulo Macedo, e o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva.
A obra pretende “recordar e homenagear Albino Aroso, ginecologista, antigo Secretário de Estado da Saúde e propulsor das consultas de Planeamento Familiar em Portugal”. “O especialista foi um defensor das mulheres, na medida em que lhes conferiu poder de decisão quanto à sua saúde sexual e reprodutiva, permitindo que ‘mandassem no seu corpo’, ao terem filhos quando e se desejassem”, refere o comunicado da organização Hospital do Futuro, responsável pela obra.
Albino Aroso faleceu em dezembro de 2013, aos 90 anos. Secretário de Estado da Saúde por duas vezes, o médico esteve na base da legislação que foi determinante para alterar o panorama da saúde materna e infantil em Portugal. Foi um dos principais responsáveis pela inversão da taxa de mortalidade infantil, que passou das piores para uma das melhores do mundo em poucos anos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce3 até 30/01