PUB
Galiza

Livraria Lello tem 3 grandes projetos para o Porto: o que vem aí?

Livraria Lello tem 3 grandes projetos para o Porto: o que vem aí?

Ao que tudo indica, a Livraria Lello está com grandes planos para a cidade do Porto. Isto porque a mesma apresentou 3 novos projetos para a Invicta, sendo que um deles começa já as obras nesta segunda-feira, dia 4 de novembro.

De acordo com o Público, o projeto em questão é uma obra, projetada por Álvaro Siza, para acontecer na Rua das Carmelitas. Para além disso, ainda vêm aí mais dois projetos: um deles na Rua das Galerias de Paris (66-80) e outro no Circuito Criativo de São Bento (CCSB).

Nas palavras do responsável da Lello, um dos objetivos é criar uma “cidade da proximidade”. Para Avelino Pedro Pinto, trata-se da realização de um “sonho”, que é “um investimento na Livraria, mas principalmente, é um investimento para a cidade do Porto”. Este acrescenta ainda que pretende resolver o impasse com o Teatro Sá da Bandeira.

O que esperar destes projetos?

Começando pela obra na Rua das Carmelitas, o foco passará por renovar o prédio. Espera-se que tudo fique pronto já em 2026. Recorde-se que as autoridades chegaram a negar a construção de um miradouro com 21 metros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Contudo, como explica o Público, “o projeto do elevador do gabinete de Álvaro Siza foi alterado e já tem luz verde”. Já nas Galerias de Paris, espera-se que vá nascer uma nova sede da Livraria Lello, que vá concentrar os 70 funcionários atuais.

No que toca a funcionários, o responsável da Lello afirma que, em 2026, este valor crescerá para 120, e em 2027, o mesmo passará a barreira dos 200. Espera-se que venham aí novos escritórios, salas de exposições, de espetáculos e até uma cozinha partilhada.

Já no CCSB, por sua vez, é de prever que sejam recuperados 8 edifícios. Estima-se que a obra vá ascender aos 30 milhões de euros, sendo que um aspeto em destaque é a recuperação da Ourivesaria Cunha. 

Em todos os edifícios, a pedra deverá ser reaproveitada e é expectável que as fachadas sejam transformadas em lombadas de livros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3