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Linha Rubi da Metro do Porto vai retirar 5,2 milhões de carros da estrada

Linha Rubi da Metro do Porto vai retirar 5,2 milhões de carros da estrada

Segundo um estudo disponível na plataforma da Metro do Porto, em 2026, estão previstos 11,4 milhões de passageiros para o metro, que também irá passar na estação ferroviária das Devesas, em Vila Nova de Gaia.

No ano em que está previsto o arranque da linha, espera-se ainda o aumento de 404 mil passageiros de “procura induzida”, ou seja, a procura “que não existia no sistema de transportes antes da entrada em funcionamento da extensão da rede”.

Assim, com o efeito da entrada em operação da linha Rubi, o número de passageiros em transportes públicos (na Sociedade de Transportes Coletivos do Porto [STCP], na CP – Comboios de Portugal e nos operadores privados) também aumenta dois milhões.

Contudo, o estudo define 2029 como o ano cruzeiro da operação, e aí “o potencial de captação da linha Casa da Música — Devesas — Santo Ovídio é de 12,7 milhões de passageiros em 2029, sendo que destes 3,5% advém da procura de indução”.

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O estudo afirma que ainda em 2029, “relativamente aos modos concorrenciais verifica-se uma diminuição nos utilizadores de transporte individual, de 5,8 milhões de passageiros, em paralelo com um aumento nos utilizadores de transporte público (considerando os passageiros da STCP, operadores privados e comboio) de 2,2 milhões de passageiros”.

Em 2041, estima-se que a Linha Rubi atraia 2,5 milhões para os transportes públicos, capte 14,4 milhões de passageiros e retire 6,5 milhões de pessoas dos carros.

O horizonte do documento vai até 2051, ano em que o incremento em todos os transportes públicos deverá ser de 2,9 milhões de pessoas, a procura estimada da linha deverá atingir os 16,6 milhões de passageiros anuais e o número de pessoas retiradas do transporte individual se estima em 7,6 milhões.

Recorde-se que a construção da Linha Rubi, prevista no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), irá custar 300 milhões de euros mais IVA.

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