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Linha Rosa do Metro do Porto está “pronta a arrancar”

Linha Rosa do Metro do Porto está “pronta a arrancar”

A Metro do Porto adjudicou a construção da nova Linha Rosa, formada por quatro estações e cerca de três quilómetros, que vai ligar S. Bento/Praça da Liberdade à Casa da Música. A empresa aguarda agora a validação do Tribunal de Contas para materializar o investimento 189 milhões de euros.

 “A construção da Linha Rosa do Metro do Porto está mais próxima de arrancar, agora que foi assinado o contrato para a empreitada com o consórcio Ferrovial/ACA”, anunciou esta quinta-feira a Metro do Porto.

O valor de adjudicação é de 189 milhões de euros e as obras, que terão início após validação por parte do Tribunal de Contas, irão decorrer até ao final de 2023.

A nova Linha Rosa do Metro do Porto é formada por quatro estações e cerca de três quilómetros de via, ligando S. Bento/Praça da Liberdade à Casa da Música, servindo o Hospital de Santo António, o Pavilhão Rosa Mota, o Centro Materno-Infantil, a Praça de Galiza e as faculdades do polo do Campo Alegre. “Esta linha é a parte inicial de uma circular interna que fará a ligação com os restantes eixos da rede do Metro”, salienta.

Para o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, “este é mais um passo, embora formal e obrigatório, que tem um grande significado para a expansão da rede”.

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“Vamos tirar milhares de automóveis das ruas, vamos dar mais um forte contributo para a melhoria qualidade do ar, vamos ajudar a tornar a cidade mais sustentável. Temos vindo a trabalhar na Linha Rosa ao longo dos últimos três anos. Estamos ansiosos e totalmente preparados para começar”, acrescenta o responsável, salientando o “grande entusiasmo, que se estende a toda a comunidade, em torno desta nova linha, porque há muito que as pessoas querem mais linhas de Metro”.

O contrato foi assinado quarta-feira, dia 4 de novembro, seguindo “de imediato” para o Tribunal de Contas, para apreciação e emissão do obrigatório visto prévio.

Segundo explica o comunicado da Metro do Porto, a assinatura do contrato para esta empreitada estava pendente do levantamento dos efeitos suspensivos de uma ação judicial interposta por um dos participantes no Concurso Público Internacional para esta obra, do qual a Metro do Porto recorreu. “Tendo o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto dado provimento ao recurso apresentado, deixou de existir qualquer impedimento ao avanço do processo, nos termos da Lei e do programa do concurso, formalizando-se a adjudicação”, adiantou.

“Juntamente com o prolongamento da Linha Amarela, a Linha Rosa do Metro do Porto constitui o maior investimento público actualmente em curso em Portugal”, conclui a nota.

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