Na sequência da aprovação, pela Comissão Europeia, de financiamentos na área das interligações energéticas, a REN, que será responsável pela ligação elétrica entre Pedralva (Braga) e Alfena (Valongo), apontou que a data prevista para a entrada em serviço deste projeto encontra-se estimada para o período de 2020/2022.
“Os trabalhos efetivos no terreno só deverão iniciar-se após 2017”, lê-se na resposta da REN dada à agência Lusa, que quanto ao traçado não adiantou pormenores por considerar que o “projeto está ainda numa fase preliminar e inicial”.
A REN indicou que na zona do Grande Porto o projeto será implementado na futura subestação “Sobrado”, sendo esta uma “atual designação provisória”.
São objetivos desta nova ligação elétrica “melhorar a segurança de abastecimento e a qualidade de serviço, potenciar a receção de nova produção renovável e contribuir para uma maior integração do mercado interno europeu de energia, com benefícios técnicos e económicos para os consumidores”.
Quarta-feira 20 Janeiro, 2016
Linha elétrica de muita alta tensão avança em 2017 entre Valongo e Braga
A construção de uma nova ligação elétrica de muita alta tensão entre as cidades de Braga e Valongo, que terá financiamento europeu na ordem dos 250 mil euros, apenas deverá iniciar-se após 2017, segundo fonte da empresa Redes Energéticas Nacionais (REN).