
Conforme noticiado esta terça-feira, dia 8 de abril, pelo Jornal de Negócios, o plano ferroviário nacional (PFN) aprovado pelo Governo contempla a criação de uma nova ligação ferroviária de alta velocidade que irá ligar Portugal a Espanha.
Segundo a mesma fonte de informação, a Linha de Trás-os-Montes vai passar por Vila Real e Bragança, sendo que permitirá, por exemplo, uma ligação entre o Porto e Madrid, num espaço de 3 horas. Ou seja, sensivelmente o tempo de uma viagem de carro entre a Invicta e Lisboa.
Sobre o assunto, o Ministério das Infraestruturas e Habitação solicitou à Infraestruturas de Portugal (IP) que estude “o desenvolvimento da linha de Trás-os-Montes, considerando a valência da alta velocidade”.
O Ministério reforçou ainda que a rede de Espanha “passa a menos de 20 quilómetros da rede portuguesa, o que permite esta avaliação com relativa segurança de continuidade do lado espanhol” (via Jornal de Negócios).
E a ligação entre Faro e Huelva?
Para além do que já foi mencionado, também está prevista (segundo o PFN), a ligação entre Faro e Huelva. Recorde-se que tanto o governo de Portugal como o de Espanha decidiram avaliar esta possibilidade, num trajeto que também poderia passar em Sevilha.
O departamento chefiado por Miguel Pinto Luz diz também que “a IP já está a estudar a ligação Lisboa-Faro em menos de duas horas”, com base numa nova travessia no Tejo, que permitirá encurtar cerca de 30 minutos a distância na ligação entre Lisboa e outras cidades a Sul.
Outra ligação que está a ser estudada é entre Aveiro e Salamanca. Mais uma vez, o Ministério das Infraestruturas e Habitação assegura que já estão a ser avançados estudos, que sirvam de suporte em futuras tomadas de decisão.
Neste caso, a “decisão” pode passar por uma ligação de alta velocidade e/ou até por “uma ligação de mercadorias que assegure a ligação entre o porto de Aveiro […] e os grandes centros logísticos de Espanha e da Europa Central, enquanto se assegura uma ligação de passageiros de qualidade e que tenha continuidade do lado espanhol”.
A entidade governamental salienta que o eixo Aveiro-Salamanca tem bastante potencial, no que toca às mercadorias. Num capítulo anterior do mesmo projeto, o Governo já tinha mencionado o projeto que liga o Porto a Vigo em cerca de 1 hora, também.