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Linha de alta velocidade Porto-Lisboa arranca até 2030

Linha de alta velocidade Porto-Lisboa arranca até 2030

A nova linha ferroviária de alta velocidade entre Porto e Lisboa, destinada ao serviço de transporte de passageiros, iniciará a operação até 2030. A medida, que vem revolucionar a mobilidade inter-regional, irá permitir reduzir o tempo desta ligação de 2h44 para 1h15.

“No Porto, o comboio vai partir da estação de Campanhã, que será ampliada, com duas novas vias, do lado sul da estação, ocupando parte da rua Pinheiro de Campanhã. Neste local, haverá quatro linhas dedicadas à alta velocidade, duas para resguardo e duas para entrada e saída de passageiros. A plataforma terá 420 metros de extensão”, lê-se na notícia avançada pelo jornal Eco.

O comboio passará por um novo viaduto destinado à linha de alta velocidade, que será situado paralelamente ao atual viaduto que serve a Linha do Norte, e atravessará o Rio Douro, pela nova ponte rodoferroviária que ligará Porto a Gaia. “O ‘TGV português’ vai passar no tabuleiro superior a uma velocidade entre 70 e 120 km/h, idêntica à atual ponte ferroviária de S. João, que servirá os restantes tipos de serviços ferroviários. A nova ponte tem um custo estimado de 110 milhões de euros”.

Segundo a mesma fonte, o comboio poderá efetuar paragem na nova estação ferroviária de Santo Ovídio, em Gaia, “que será subterrânea e inserida num túnel” e estará localizada “entre as estações do Metro do Porto de D. João II e de Santo Ovídio”. Caso seja uma ligação sem paragem, “a velocidade máxima será de 120 km/h”.

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Prevê-se que, logo após sair de Santo Ovídio, o comboio possa atingir os 300 km/h. Na localidade de Canelas, concelho de Estarreja, “será construída uma variante para que o comboio de alta velocidade possa entrar na Linha do Norte e pare na atual estação de Aveiro”.

“Ainda no troço Porto-Soure, a IP (Infraestruturas de Portugal) tem agora de apresentar o estudo de impacto ambiental relativo ao lote B da nova linha, entre Oiã e Soure, que também deverá começar a funcionar em 2029. Dois anos depois, deverá começar a funcionar o troço Soure-Carregado, que permitirá uma viagem entre Porto e Lisboa de 1 hora e 19 minutos, com 60 comboios de alta velocidade por dia e por sentido, dos quais 17 serão diretos”, refere ainda o jornal económico.

Os principais objetivos da linha de alta velocidade, segundo consta no relatório oficial do projeto, são reduzir o “tempo de percurso entre estas duas cidades”, aumentar “a qualidade dos serviços de médio e longo curso” e libertar a “capacidade da Linha do Norte para o tráfego de passageiros regional e suburbano e o de mercadorias”. Ao mesmo tempo, pretende promover também o “uso de um transporte ambientalmente mais sustentável, que contribui para a redução das alterações climáticas”.

Foto: Filipa Brito

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