
Desde o dia 24 de março de 2020, altura em que foi criada a Linha 1400 – Linha Nacional de Assistência Farmacêutica, o serviço recebeu 73.813 pedidos de assistência, foi esta terça-feira revelado.
Em comunicado, os promotores adiantam que os dados mostram que os utilizadores avaliam o serviço prestado ao longo do último ano em 4,53, numa escala de 1 a 5, sendo que 75% dos beneficiários diz não hesitar em recomendar a linha 1400 a um amigo ou familiar.
A maior parte dos contactos telefónicos, cerca de 43%, terá sido feita “durante o período noturno”, em que a linha identifica “rapidamente” a farmácia de serviço mais próxima”. O tempo médio de espera foi avaliado em 20 segundos, o que atesta a “rapidez no atendimento”.
“O número 1400 pode ser utilizado para planear visitas à farmácia, reservar ou encomendar medicamentos, e tem também como finalidade apoiar as pessoas a encontrar medicamentos que, sendo urgentes, têm uma disponibilidade mais reduzida”, recorda Marisa Gomes, responsável pelo centro de atendimento da Linha Nacional de Assistência Farmacêutica.
“O serviço garante a cada cidadão que terá à sua espera, na farmácia da sua preferência, todos os medicamentos e produtos de saúde que necessita, havendo ainda diversas modalidades de entregas ao domicílio asseguradas em todo o país”, continua, sublinhando que este é um serviço que “veio para ficar” e que tem contribuído para “facilitar a vida dos portugueses”, sobretudo no atual contexto de pandemia.
A linha telefónica gratuita foi lançada pelas farmácias no primeiro confinamento geral que Portugal enfrentou, de forma a garantir o acesso dos cidadãos aos medicamentos e a um aconselhamento farmacêutico. Está disponível em todo o território nacional, 24 horas por dia.
Recorde-se que no passado mês de fevereiro, o serviço passou a estar disponível também online em 1400safe.pt.