PUB
Sogrape - Mateus Rosé

“Ligue antes, salve vidas”: Urgências do São João têm uma nova regra

“Ligue antes, salve vidas”: Urgências do São João têm uma nova regra

Esta terça-feira, dia 10 de dezembro, fica marcada por uma alteração no funcionamento das urgências da Unidade de Saúde Local (ULS) do São João. De agora em diante, antes de ir às Urgências, será obrigatório ligar para o SNS 24 (808 24 24 24).

Como explica a Câmara do Porto, tal acontece, para mitigar o uso indevido do Serviço de Urgência (SU) e da Consulta Aguda nos Cuidados de Saúde Primários. Pretende-se, assim, que os utentes sejam orientados da melhor maneira possível.

A iniciativa a entrar em vigor esta terça-feira tem o nome “Ligue antes, salve vidas” e procura aliviar os serviços de Urgências, na ULS do São João. Importa referir que uma parte significativa das urgências a Norte do país concordaram em aderir à iniciativa referida.

O timing também se encontra relacionado com a estação do ano, já que, entre o outono e o inverno, tendem a ser registados mais picos de afluência nas unidades de saúde.

À luz das palavras proferidas pela diretora do Serviço de Urgência, “queremos colocar cada tipologia de doente no local que mais adequadamente está preparado para o atender”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Cristina Marujo acrescenta ainda que “se os doentes menos graves forem atendidos em locais mais adequados à sua situação, temos maior disponibilidade e mais recursos para os doentes que, efetivamente, necessitam recorrer ao Serviço de Urgência Hospitalar”.

Segundo a mesma fonte de informação, a afluência de doentes não urgentes nas Urgências ronda os 30%. Sendo uma parcela ainda relevante, a medida visa minimizar a pressão deste tipo de utentes.

Deste modo, o primeiro passo é ligar para o SNS 24. Depois, a pessoa “pode ser orientada para ficar em autocuidados, para uma consulta agendada nos Cuidados de Saúde Primários, para o Centro de Atendimento Clínico, na Prelada, ou para o Serviço de Urgência, consoante a gravidade do seu estado clínico” – refere Lígia Silva, diretora clínica dos Cuidados de Saúde Primários da ULS São João.

Num cenário hipotético em que o utente não fez o contacto antes de chegar, deverá fazê-lo antes de ser admitido nas Urgências. A iniciativa “Ligue antes, salve vidas” conta com a adesão de Porto, Maia e Valongo, que integram a ULS São João.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer