
Conforme relata o Jornal de Notícias (JN), há um projeto-piloto que a Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) quer implementar em breve. Neste caso, teria a duração de 3 meses e deveria ser posto em prática antes do São Pedro (29 de junho).
O projeto em questão consiste numa ligação fluvial entre o Cais do Ouro (Porto) e a Afurada (Gaia). Quem apresentou o conceito recentemente foi o próprio presidente da TMP. Marco Martins começou por explicar que “não pode haver já um concurso”.
O ex-presidente da Câmara de Gondomar explicou ainda que “para resolver o problema vai ser feito um estudo piloto já este verão”, sendo que o pretendido é “começar ainda antes do São Pedro da Afurada, que é de 28 para 29 de junho”.
Nas palavras do líder da TMP, o projeto deverá decorrer até ao fim do mês de outubro. Desta forma, pretende-se ter alguma “amostragem durante o período do verão e depois do período do verão”, com ligações de 30 em 30 minutos, das 7h às 0h.
Concluído o projeto-piloto, a fase seguinte é avaliar a possível procura do mesmo, assim como a sua viabilidade económica e outros possíveis locais de implementação, entre Gaia, Porto e Gondomar.
Quanto a outros pontos de potencial ligação, é mencionada a Ribeira do Porto e o Cais de Gaia. Também será equacionada uma ligação entre Gramido e Avintes, assim como um percurso que passe por Gramido, Freixo, Oliveira do Douro e, por fim, Ribeira do Porto e Gaia.
No entanto, Marco Martins alerta que esta parte só seria posta em prática no ano de 2026. Quem se mostrou em concordância com o projeto-piloto foi Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP).