Junta da Galiza

Ligação ciclável entre o Campo Alegre e a Asprela já está concluída

Ligação ciclável entre o Campo Alegre e a Asprela já está concluída

A ciclovia entre os pólos universitários do Campo Alegre e da Asprela fica concluída esta segunda-feira com a implementação da ligação ciclável entre a Rua de Teodoro de Sousa Maldonado e a Rua do Dr. António Bernardino de Almeida.

A partir desta segunda-feira, dia 2 de novembro, pode percorrer a ciclovia entre o polo universitário da Asprela e o polo do Campo Alegre sem qualquer interrupção.

O percurso, de cerca de oito quilómetros, faz-se ao longo de várias artérias. “Em todas essas passagens, o Município estudou a melhor forma de adaptar a ciclovia ao espaço público circulável pré-existente, quer optando pela sua incorporação nas vias do trânsito automóvel quer segregando-a destas”, explica a autarquia, dando conta de algumas alterações de trânsito.

Assim, na Rua de Monsanto, o sentido de trânsito será alterado em algumas interceções.

No tramo compreendido entre a Rua de 9 de Abril e a Rua de Sousa Pinto, e no tramo que liga a Rua de Silva Porto à Rua de 9 de Abril, é implementada uma ciclovia bidirecional, que estará segregada das vias de trânsito. A mesma solução foi ainda adotada na Rua de Leonardo Coimbra, Praça do Exército Libertado e Rua dos Castelos.

Vai também ser criada uma zona escolar na Rua de Monsanto, junto à Escola Básica e Jardim de Infância da Caramila, seguindo o sistema de marcação e sinalização “kiss & ride”, de forma a “promover uma maior fluidez do tráfego, assim como uma maior segurança e acessibilidade dos alunos, evitando ainda a paragem dos veículos em segunda fila nas horas de chegada e de saída dos estudantes”.

Recorde-se que a Rede Municipal para Bicicletas e outros Modos Suaves e Transporte tem como objetivo chegar até aos 50 quilómetros de ciclovia até ao final de 2020.

Contempla três ligações norte-sul e duas ligações nascente-poente, que vão cobrir uniformemente o território com ciclovias, unindo os principais pontos de interesse da cidade do Porto.

Além dos polos universitários (ligação ciclável agora concluída), são eles a zona histórica do Porto e Ribeira, as frentes atlântica e ribeirinha e os principais polos intermodais (estações e terminais de transporte público).

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef