PUB
Recheio 2024 Profissional

Lembra-se do antigo Matadouro de Campanhã? Está a ficar assim (imagens)

Lembra-se do antigo Matadouro de Campanhã? Está a ficar assim (imagens)

O Antigo Matadouro de Campanhã, no Porto, está prestes a ganhar um novo rumo. Será uma espécie de espólio cultural da cidade, que deverá ficar pronto até ao final do ano de 2025.

Chamar-se-á “M-ODU (Matadouro Outro Destino Urbano)” e irá contemplar museus, galerias de arte, escritórios, restaurantes e muito mais. De acordo com o Porto Canal, é expectável que comece a funcionar já no ano de 2026.

Recorde-se que, há alguns meses, o presidente do município portuense chegou a visitar o espaço, em maio de 2024. Na altura, Rui Moreira referiu que a parte principal do Matadouro estaria acabada até ao fim do ano.

“Depois, vamos precisar de tempo, porque temos de fazer os acabamentos. É provável que as empresas se instalem cá em 2026 e nós também, no início de 2026, devemos poder estar cá todos instalados” – acrescentou. 

Sobre o assunto, Rui Moreira deixou bem claro que a empreitada está a acontecer “dentro dos prazos”. Outro aspeto que destaca tem a ver com o facto do “M-ODU” ser uma espécie de fusão entre “o contemporâneo e a memória”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“O Matadouro é a cidade que nós queremos. Aqui encontro tudo, encontro a cultura, a coesão e a economia (…) Este é o projeto âncora não apenas para Campanhã, mas de um projeto político que na altura parecia um pouco improvável” – referiu, citado pela mesma fonte.

O que podemos esperar do M-ODU?

Desde já, sabemos que o M-ODU deverá conseguir albergar cerca de 2300 pessoas dentro das suas portas. Sabe-se que terá 11 edifícios para escritórios, 2 para galerias de arte e museus e mais 2 para restaurantes.

A somar a isso, também se prevê que exista um local de “coworking” e salas de conferência. Sabe-se ainda que o muro do antigo matadouro vai ser demolido e que o complexo vai ser aberto à zona Oriental da cidade.

Aqui, prevê-se a criação de uma praça pública, onde também haverá lugar a uma nova esquadra da PSP. A Mota-Engil tem levado a obra a cabo desde 2021, dentro do próprio recinto, e o investimento supera os 40 milhões de euros.

Fotografias: M-ODU
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3