PUB
Amanhecer

Lembra-se do antigo campo do Varzim SC? Eis o seu possível uso futuro

Lembra-se do antigo campo do Varzim SC? Eis o seu possível uso futuro

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim aprovou por unanimidade, na última reunião do executivo, a apresentação de uma manifestação de interesse para adquirir o terreno do antigo campo de treinos do Varzim Sport Clube, com o objetivo de ali construir uma alameda com um parque de estacionamento subterrâneo.

O terreno, avaliado em 2,4 milhões de euros pelo município, situa-se na marginal norte da cidade, entre o atual estádio do clube, que milita na Liga 3, e o novo Póvoa Arena, pavilhão multiúsos atualmente em fase final de construção.

A autarquia considera que esta aquisição será uma importante peça para a requalificação da área envolvente ao Póvoa Arena, permitindo a criação de um parque semienterrado com vários pisos e uma alameda arborizada à superfície.

A oportunidade surgiu no âmbito do Plano Especial de Revitalização (PER) do Varzim Sport Clube, que colocou em hasta pública dois ativos patrimoniais para regularizar dívidas fiscais e tributárias. Após a venda da antiga sede do clube por 663 mil euros, o terreno do campo de treinos, inicialmente avaliado em 2,58 milhões de euros, ficou por alienar, motivando a abordagem do clube à câmara municipal.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo Aires Pereira, presidente da autarquia, “A decisão de alienação deste património para a câmara municipal tem de ser uma decisão dos sócios do Varzim, a ser tomada em Assembleia Geral do clube”. Acrescentou ainda que a deliberação camarária representa “um primeiro passo para um projeto de futuro”. (via Porto Canal)

O autarca recorda que o terreno em causa está integrado num plano de pormenor que já prevê “um parque de estacionamento semienterrado, com dois pisos, e a reabilitação de toda a área exterior ao Póvoa Arena”.

Para que o processo avance, será ainda necessária a aprovação da Assembleia Municipal e do Tribunal de Contas. O financiamento da futura obra poderá vir parcialmente das verbas da zona de jogo, cuja concessão está em fase de renovação e permite apoiar projetos de promoção turística.

A proposta foi aprovada com os votos favoráveis do PSD e dos dois vereadores do PS. Para João Trocado da Costa, vereador socialista, “O terreno é estratégico para podermos resolver o problema que foi criado depois de terem construído o Póvoa Arena, num local que não tem capacidade para estacionamento nem largura viária”. Defende, por isso, a construção de um parque completamente subterrâneo com capacidade para 450 a 500 lugares e um espaço verde à superfície. (via Porto Canal)

Fotografia: C.M.Póvoa de Varzim
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3