Philips S9000

Lello convida Salman Rushdie para uma conversa sobre a sua carreira

Lello convida Salman Rushdie para uma conversa sobre a sua carreira

A Livraria Lello anunciou, esta segunda-feira, que Salman Rushdie vai estar presente neste estabelecimento emblemático da cidade do Porto, a 17 de setembro, para uma conversa sobre a sua carreira. A iniciativa orientada pela escritora, jornalista e crítica literária, Isabel Lucas, é de acesso gratuito, mas limitado à lotação da sala.

“A obra de Rushdie é marcada pelo fascínio pelas cultura e mitologia indo-europeias, sendo constituída por fábulas alegóricas sobre temas históricos e filosóficos”, afirma a Livraria Lello em comunicado. O autor nasceu na Índia, estudou em Inglaterra, trabalhou como ator e redator publicitário, contudo foi na escrita que teve mais sucesso.

Salman Rushdie já escreveu vinte e um livros, destacando-se “Grimus”, em 1975, e “Os Filhos da Meia Noite”, obra que lhe valeu o Booker Prize, em 1981, o Booker of Books, em 1993, e o Best of the Booker, em 2008.

No entanto, foi com “Versículos Satânicos”, em 1988, que ganhou maior fama mundial. A obra foi considerada uma afronta “contra o Islão, o Profeta e o Alcorão” pelas autoridades iranianas, tendo sido mesmo condenado à morte pelo aiatolá Khomeni.

Esta situação obrigou o autor a viver em vários países, de forma clandestina, dando origem a uma onda de solidariedad, manifestada por escritores de todo o mundo, entre eles, o português José Saramago.

Recorde-se que a última vez que Salman Rushdie esteve em Portugal foi em 2016, no Festival Literário Internacional de Óbidos.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem