PUB
Recheio 2024 Profissional

Leixões: novo Terminal de Cruzeiros inaugurado a 20 de maio

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Com um investimento global que ascendeu os 50 milhões de euros, o novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, vai ser inaugurado a 20 de maio, às 12h.

Antecedendo a cerimónia oficial do “maior projeto de sempre de abertura do porto à cidade”, decorre às 09h15 do mesmo dia, uma conferência de imprensa seguida de visita ao Terminal de Cruzeiros, informou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Nessa data vai estar atracado no cais um navio de passageiros e no fim de semana seguinte, a 23 e 24 de maio, o novo terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões vai estar de portas abertas ao público, entre as 10h00 e as 20h00.
O equipamento, da autoria do arquiteto projetista Luís Pedro Silva, irá permitir o início e o fim de cruzeiros em Matosinhos, o que irá aumentar o fluxo de navios e de passageiros, juntando-se assim ao novo cais do Terminal de Cruzeiros inaugurado em abril de 2011.
O edifício principal albergará também o Parque de Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade do Porto, uma localização que permitirá aos investigadores do mar uma grande proximidade com o objeto de estudo, prevendo-se uma população universitária a rondar as 300 pessoas.
De acordo com a APDL, a área de construção da nova infraestrutura ultrapassa os 19 mil metros quadrados, tendo sido utilizados mais de 18 mil metros cúbicos de betão, perto de quatro mil toneladas de aço em armaduras e movimentaram-se quase seis mil metros cúbicos de terras nas escavações.
Para 2015 estão já previstas mais de 90 escalas de navios de cruzeiro, sendo que a maioria irá atracar no novo Terminal de Matosinhos, o que representará a entrada de mais de 125 mil visitantes no Porto e região Norte de Portugal, contribuindo este equipamento ainda mais para o crescimento do turismo.
“Localizado na Fachada Atlântica, o novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões é perfeito para fazer a ligação com os circuitos do Mediterrâneo e Norte da Europa e, com a crescente tendência para circuitos de curta duração (4 e 5 dias), tornando-se um destino ideal quando interligado a outros portos portugueses, portos da Península Ibérica, ou outros portos no Espaço Atlântico”, diz a APDL.
O presidente da APDL, Brogueira Dias, explicou à agência Lusa, em janeiro, que depois da inauguração oficial ficará apenas a faltar a ligação direta ao concelho de Matosinhos, projeto que, da parte do Porto de Leixões, já está consolidado, estando a ser preparado o lançamento de um concurso público para a obra que considera “indispensável por questões de segurança”. A abertura do terminal ao público ocorrerrá em 2016 e, nessa altura, o edifício irá contar com um restaurante e uma loja de artigos regionais e locais, tendo a APDL avançado que uma outra valência será a disponibilização de um espaço para realização de eventos, conferências e outras atividades.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2