Ao assinalar o melhor resultado de sempre no movimento de mercadorias registado entre os meses de janeiro e junho, o Porto de Leixões faz história no encerramento dos indicadores semestrais.
No primeiro semestre do ano, circularam no porto nortenho 9 978 313 toneladas de mercadorias, num crescimento homólogo de 1,36%. Por mês, circulou em Leixões uma média de 1 632 528 toneladas de carga.
“Estes indicadores representam o trabalho realizado para continuar a afirmar Leixões como o maior e melhor porto do noroeste peninsular. Hoje, companhias e armadores veem em Leixões um porto realmente seguro e competitivo e este recorde é prova disso”, afirma a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.
“A contribuir sobremaneira para esta performance esteve o tráfego roll-on/roll-off – carga que embarca e desembarca em cima de rodas – apresentando um incremento de dois dígitos (+11,41%)”, revela nota enviada às redações.
Na lista de segmentos que mais contribuíram para este recorde histórico destacam-se ainda a carga contentorizada (+3,67%) e os granéis líquidos (+1,59%).
Recorde-se que também esta segunda-feira foi conhecido o balanço semestral do movimento de passageiros e cruzeiros em Leixões, registando crescimentos respetivos de 37,70% e de 15,56% face a igual período do ano anterior.