O Porto de Leixões registou em março um movimento de carga superior a 1,9 milhões de toneladas, mais 33% por comparação ao mês homólogo do ano anterior.
De janeiro a março de 2020, o Porto de Leixões movimentou 5,3 milhões de toneladas de carga, o que corresponde a um crescimento de 12,7% face ao total de carga do primeiro trimestre de 2019. Todos os segmentos de carga evidenciaram crescimento, destacando-se os granéis líquidos (+21,4%), os granéis sólidos (+9,1%) e a carga contentorizada (+7,1%), aponta a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Segundo a nota enviada à VIVA!, a carga contentorizada atingiu novos máximos mensais de movimentação: no Porto de Leixões, em março, foram ultrapassadas pela primeira vez as barreiras das 700 mil toneladas, dos 70 mil TEUs e dos 44 mil contentores.
“Durante este mês excecional, Leixões teve um desempenho muito positivo e deu um importante contributo para garantir o abastecimento do país, demonstrando ser uma infraestrutura que continua a mostrar capacidade para responder aos desafios e às elevadas exigências dos seus utilizadores, adaptando-se à conjuntura atual com grande agilidade”, salienta o comunicado da APDL.
O movimento de carga Roll-On/Roll-Off aumentou 5,6%, enquanto a fracionada registou um incremento de 6,1%.
No primeiro trimestre, as exportações cresceram 15,1%. Em março foram exportadas 584 mil toneladas de mercadoria pelo Porto de Leixões, que é o total mensal mais elevado de sempre. As mercadorias mais movimentadas para exportação foram os produtos refinados, o ferro e o aço, o papel e o cartão. Os Países Baixos, a Espanha e o Reino Unido foram os principais destinos de exportação.
Em contrapartida, importaram-se pelo Porto de Leixões no primeiro trimestre 2,9 milhões de toneladas de carga, mais 463 mil toneladas (+19,2%) que no período homologo do ano anterior. As mercadorias mais movimentadas à importação foram o petróleo em bruto, a sucata de ferro e as matérias plásticas. Os países que mais fizeram chegar cargas a Portugal através de Leixões foram os Países Baixos, a Angola e a Guiné Equatorial.
No final do primeiro trimestre do ano, o Porto de Leixões regista um crescimento de 8% na carga média mensal.