PUB
Philips S9000

“Leituras no Mosteiro” exploram os dramas familiares de “Os Espetros”

“Leituras no Mosteiro” exploram os dramas familiares de “Os Espetros”

Quase 100 anos depois de ter sido apresentada, pela primeira vez, no Teatro Nacional São João (TNSJ), a peça “Os Espectros”, de Henrik Ibsen, regressa ao Mosteiro de São Bento da Vitória, desta para estar em destaque na iniciativa “Leituras no Mosteiro”.

Agendada para esta terça-feira, 20 de outubro, às 21h00, a sessão vai contar com a participação especial de Gonçalo Vilas-Boas, professor jubilado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), que ao longo da sua carreira estudou e deu a conhecer o reportório de Ibsen.

“«Os Espetros», obra fortemente criticada pela sociedade dinamarquesa da época e pela igreja católica, dá vida a um drama familiar controverso onde são abordados alguns temas «tabus» para a altura, como a infidelidade e o incesto”, recorda a organização, em comunicado enviado às redações, sublinhando que Helena Alving, protagonista deste drama e consciente das traições do marido, vive dividida entre o moralismo rígido do passado e as consequências infelizes de quebrar os dogmas antiquados.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“A peça, à semelhança das últimas escritas pelo dramaturgo norueguês, apresenta-se em dois cenários: em palco, num salão burguês onde se desenrola o drama, e fora dele, no «mundo primitivo e as arcaicas forças da natureza»”, acrescenta.

Recorde-se que as “Leituras no Mosteiro”, realizadas nos Claustros do Mosteiro de São Bento da Vitória, têm coordenação de Nuno M Cardoso e Paula Braga e são de entrada gratuita. No entanto, a participação na atividade requer inscrição obrigatória que deve ser feita aqui.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem