Philips

“Leituras e Papas de Aveia” vence Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

“Leituras e Papas de Aveia” vence Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

António Pedro Martins é o autor do texto vencedor da 7.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. “Leituras e Papas de Aveia” conta as aventuras dos habitantes de uma pequena aldeia de monstros…

Natural de Coimbra, António Pedro (Tó Pê para os amigos) tem 44 anos, é escultor de formação, tendo passado também pelo ensino, como professor de Educação Visual.

A grande inspiração para o texto vencedor da 7.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce foi a pequena Olívia, de quatro meses.

“Tudo teve início quando soubemos que íamos ter uma filha. Este conto começou por ser uma história para contar à Olívia, longe da possibilidade de vir a ser reconhecido e premiado”, conta António Pedro.

Olívia é assim a protagonista de “Leituras e Papas de Aveia”, um conto que, segundo o autor, explora dois grandes conceitos: “a importância de ler e aprender com o que os livros têm para nos ensinar, e a ideia de que não podemos dizer que não gostamos das coisas sem as conhecer”.

“A história é animada e cheia de ritmo, com as aventuras dos habitantes de uma pequena aldeia de monstros, personagens com características humanas inspiradas na realidade”, avança António Pedro.

“Estes pequeníssimos monstros são miniaturas que moram nas molas do colchão de Olívia, têm nomes divertidos e descobrem um livro de receitas onde aprendem a cozinhar deliciosas papas”, revela Laurinda Alves, em representação do júri, constituído também por Leonor Riscado, Mário Cordeiro, Rosário Araújo e Sara Miranda.

Apesar do gosto pela escrita, António Pedro nunca pensou seguir este caminho. “Nasceu uma filha e nasceu agora um pai escritor. Este prémio dá-me um grande incentivo e desperta-me um novo interesse. Sentir que gostaram desta história exalta em mim uma enorme vontade de escrever ainda mais”, afirma o autor.

Para o júri, trata-se de um texto “bem escrito, que prende a atenção pela ternura e criatividade com que explora o imaginário infantil sempre povoado de medos e monstros. O autor reduz os monstros à sua insignificância, dando-lhes a dimensão do ‘cotão’, podendo facilmente ser varridos como poeira, e nisto revela uma certa pedagogia antimedo de monstros. Dá portas de saída a pais e educadores, que podem ler o conto em voz alta de forma alegre, dando a real dimensão aos medos, mas também liberta as crianças desses temíveis seres que as visitam nos pesadelos”, destaca Laurinda Alves.

Uma vez apurado o texto vencedor, segue-se agora a segunda fase do concurso na categoria da Ilustração. Os interessados devem solicitar o texto vencedor através do email [email protected] e candidatar-se de 13 de maio a 1 de julho.

O Regulamento está disponível no site do Pingo Doce, através do link https://www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/.

Com uma periodicidade anual e de âmbito nacional, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce inscreve-se no pilar da promoção da literacia infanto-juvenil, com a qual se pretende democratizar o acesso aos livros e estimular, desde cedo, hábitos de leitura em família. O trabalho desenvolvido pelo Pingo Doce permitiu já o lançamento de cerca de 380 títulos infantis.

Maria João Coelho, diretora de Marketing do Pingo Doce, realça que “para o Pingo Doce a promoção da literacia infantil sempre assumiu uma grande importância e este ano não é exceção, continuando a ser um dos nossos eixos de responsabilidade social”.

O Prémio de Literatura Infantil foi criado há 7 anos com o intuito de incentivar a criatividade literária e artística e estimular a emergência de novos talentos, premiando obras originais que ajudem a promover o gosto dos mais novos pela leitura.

É o maior prémio de literatura infantil do país, cujo valor monetário total é de 50.000 euros, a repartir igualmente pelos dois vencedores (categorias texto e ilustração).

O livro, que reunirá o texto e o trabalho de ilustração vencedores, estará disponível em novembro nas mais de 400 lojas Pingo Doce do país. 

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes