RECHEIO 50 ANOS

Lançado novo concurso para reparar tabuleiro inferior da ponte Luiz I

Lançado novo concurso para reparar tabuleiro inferior da ponte Luiz I

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um novo concurso público para a reparação do tabuleiro inferior da ponte Luiz I, que liga o Porto e Gaia, por 3,8 milhões de euros.

O anúncio, publicado esta sexta-feira em Diário da República, refere que o prazo de execução da obra no tabuleiro da ponte sobre o rio Douro que liga as duas cidades à cota baixa é de um ano. O valor base é de 3,8 milhões de euros,

Os interessados dispõem agora de um mês para apresentar propostas.

De recordar que a empreitada foi lançada em 2019, por um valor de dois milhões de euros, mas o concurso ficou deserto.

Este ano, em setembro, o Governo autorizou a IP a investir 3,8 milhões de euros na reparação do tabuleiro.

Fonte oficial da IP disse, na altura, que o novo montante atribuído à obra decorreu do facto de o anterior estar abaixo dos valores de mercado (o que fez com que o concurso ficasse deserto) e de trabalhos adicionais por exigência da Direção Geral do Património Cultural.

A Ponte Luiz I está classificada como imóvel de interesse público desde 1982 e insere-se no Centro Histórico do Porto, zona classificada como Património Mundial pela UNESCO.

A reparação do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I – uma empreitada reclamada há vários anos pelas câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia – prevê, entre outros trabalhos, a “substituição integral da laje do tabuleiro inferior”, a reparação dos passeios, a “retificação das chapas deformadas”, a substituição de rebites e das juntas de dilatação, a introdução de sistema de travamento longitudinal e o reforço dos banzos superiores das vigas, diagonais e montantes por adição de chapas de aço.

Prevê-se ainda a manutenção dos aparelhos de apoio, reparação das portas de acesso aos encontros e reabilitação dos serviços afetados.

Os trabalhos deverão implicar condicionamentos na circulação, não se sabendo ainda se incluem, em algum momento, a interdição total do trânsito.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes