
O anúncio, já publicado em Diário da República, visa a celebração de dois contratos de subconcessão, relativos à operação, exploração e manutenção da Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto.
O concurso para a concessão do sistema geral da Metro do Porto inclui o sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto e prevê a “realização das atividades relativas a transportes a alternativos, exploração dos espaços comerciais e a publicidade”.
Já o concurso relativo à STCP “inclui a exploração do serviço público de transporte coletivo de passageiros de superfície em modo rodoviário, em Autocarros, na área da cidade do Porto, em regime de exclusivo, e a exploração de transportes coletivos de passageiros dentro da área urbana do Grande Porto ou fora daquela área geográfica nas linhas, partes de linha, nos percursos e parte dos percursos definidos no Caderno de Encargos, bem como exploração dos espaços destinados a afixação de Publicidade”
O prazo contratual será de “96 meses a contar da celebração do contrato” e um dos critérios de adjudicação será o “mais baixo preço”.