Recheio Natal 2021

“La Scortecata” sobe ao palco do Teatro Carlos Alberto

“La Scortecata” sobe ao palco do Teatro Carlos Alberto

Na próxima quarta e quinta-feira, dias 24 e 25 de novembro, o Teatro Carlos Alberto recebe o espetáculo “La Scortecata”, com texto e encenação da dramaturga italiana Emma Dante, que apresenta uma “visão hilariante, mas ao mesmo tempo cruel, do envelhecimento e da solidão”.

Em causa está uma adaptação livre de “As Duas Velhas”, uma das cinquenta histórias do livro “O Conto dos Contos” (1646), de Giambattista Basile.

Carolina e Rusinella, personagens interpretadas por Salvatore D’Onofrio e Carmine Maringola, são duas irmãs quase centenárias que mal se suportam, embora não possam viver uma sem a outra e que, para passarem o tempo e contornarem a sua solidão, vão encenando a fábula “As Duas Velhas”, explicam os promotores.

Na sua recriação, acrescentam, vão tomando o papel das duas velhas, assim como do rei que se enamora pela voz de uma delas, tomando-a por uma jovem. E se o conto de Basile acaba com um “e viveram felizes para sempre…”, na vida infeliz destas duas irmãs o final do “espetáculo” não se adivinha assim.

Na sua reescrita, Emma Dante encerra uma certa crueldade do dialeto napolitano, evocando o teatro da feira e a commedia dell’arte.

O espetáculo, legendado em português, pode ser visto na quarta e quinta-feira, às 21h00.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=26112021-pli&utm_campaign=pli

Viva! no Instagram. Siga-nos.