PUB
CIN woodtech até 28/02

Kastelo testa à covid-19 bombeiros e PSP de Matosinhos

Kastelo testa à covid-19 bombeiros e PSP de Matosinhos

Depois de doar materiais de proteção aos agentes da PSP e aos Bombeiros Voluntários de São Mamede de Infesta, a associação Kastelo realiza, entre esta segunda e terça-feira, testes serológicos para despiste da covid-19 a 120 elementos dos quadros ativo e de comando, com o intuito de “minimizar o risco de contágio entre o efetivo, bem como salvaguardar a saúde e segurança dos profissionais no exercício das suas funções e daqueles com quem estes contactam no dia a dia”.

Os testes serológicos serão realizados por profissionais de saúde no espaço exterior da unidade do Kastelo e de acordo com Teresa Fraga, diretora técnica do Kastelo, “a metodologia do processo passa por uma picada no dedo do indivíduo, de modo a retirar através de uma pipeta descartável, uma gota sangue”. “Este teste consiste num imuno ensaio cromatográfico de deteção qualitativa de anticorpos IgG e IgM para o SARS-CoV-2. O resultado é conhecido 15 minutos após a recolha”, explica.

“Estes testes de diagnóstico são fundamentais não só para evitar a propagação e o risco de contágio entre os nossos profissionais, mas também na salvaguarda da saúde daqueles com quem contactam diariamente no exercício das suas funções, nomeadamente no transporte de doentes”, apontou Gilberto Gonçalves, comandante dos Bombeiros Voluntários de São Mamede de Infesta, destacando o apoio do Kastelo à comunidade local no combate à pandemia de covid-19.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que a oferta dos testes serológicos foi conseguida através de um dos mecenas da associação, a empresa Biojam Holding Group, que “quis doar ao Kastelo o material necessário para ajudar as forças de segurança que, assim como os profissionais de saúde, estão a ajudar a combater a pandemia”.

Foto: i3S

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3