O parque lúdico de aparelhos aquáticos, adaptados a crianças com mobilidade física muito reduzida, é o primeiro do género na Europa e o segundo no mundo. Vai ser inaugurado a 23 de agosto, na casa do Kastelo, em Matosinhos.
Melhorar a qualidade de vida de crianças que dependem de cuidados intensivos neonatais e pediátricos é a missão da Associação NOMEIODONADA. Assim, no próximo dia 23 de agosto, pelas 10h, na casa do Kastelo, em Matosinhos, vai ser inaugurado um Parque Aquático adaptado a crianças com necessidades especiais.
A aquisição deste equipamento foi possível graças à campanha “70 Mecenas no Kastelo”, um evento de angariação de fundos, onde foi possível reunir pessoas, empresas e organizações que permitiu angariar 70 mil euros, dotando o Kastelo como um espaço ainda mais adaptado às necessidades das crianças.
De acordo com Teresa Fraga, enfermeira e diretora do Kastelo, “este será o primeiro parque aquático para crianças com necessidades especiais na Europa e o segundo no mundo e terá uma importância fundamental para os meninos do Kastelo. Trata-se de um equipamento de lazer que irá fazer a diferença na vida destas crianças, o facto de terem acesso a este tipo de meios vai permitir-lhes que se desenvolvam melhor e se sintam felizes, iguais a outras crianças consideradas saudáveis ”, explica.
De recordar que o Kastelo foi criado pela Associação NOMEIODONADA em São Mamede de Infesta em 2016. É a primeira unidade de cuidados paliativos pediátricos da Península Ibérica. Tem como filosofia “Dar vida aos dias” procurando disponibilizar às crianças o acesso a terapias diárias como fisioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional, um professor, educadora e profissionais de saúde, (pediatras e enfermeiros) especializados na área da doença crónica.