Na sexta-feira, 12 de julho, pelas 21h, a Escadaria da Casa do Design será palco de mais uma edição do festival Dancem Todos, que este ano contará com a participação de 250 alunos de dez escolas de dança de Matosinhos. A entrada é livre.
A festa da dança tomará conta do anfiteatro formado pela escadaria da Casa do Design, com a fachada norte do edifício dos paços do concelho a servir de cenário à graciosa movimentação dos corpos.
Há já 13 anos que o festival Dancem Todos dá a conhecer o trabalho coreográfico realizado pelos jovens bailarinos do concelho.
Promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com escolas de dança do concelho, o Dancem Todos constitui uma “mostra da atividade realizada ao longo do ano letivo, reunindo a comunidade ligada à dança, em franco crescimento ao longo dos últimos anos, mas também todos os interessados no fenómeno cultural e nesta expressão artística em particular, na qual se harmonizam várias artes do espetáculo, da música à encenação”.
O espetáculo, de entrada livre, contará este ano com mais duas escolas participantes, o Double Dance Studio e a academia Attitude, que se juntam à Just Dance School, Ballet Art, Academia de Dança de Matosinhos, escola Le Petit Pas, Eu Danço, Escola de Ballet de Leça da Palmeira, Dance 4U e Academia de Dança do Norte.
Criado em 2006, o Dancem Todos conta também, desde 2009, com uma edição de inverno, no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, “afirmando a dança como uma das grandes apostas da Câmara Municipal de Matosinhos, reforçada nos últimos anos com a concretização do festival internacional Dias da Dança, em colaboração com as autarquias do Porto e de Gaia”, destaca o comunicado da autarquia.
“O Dancem Todos tem vindo a impor-se como um dos mais significativos momentos de celebração da nossa comunidade educativa, nomeadamente daqueles e daquelas que se dedicam ao ensino e à aprendizagem da dança. Celebra-se, neste momento tão especial, o talento e a graciosidade dos corpos em movimento, o ritmo feito carne, mas também a partilha dos resultados de um ano de trabalho intenso e de dedicação a uma arte na qual se condensam a música e a dramaturgia, mas também a coordenação motora, o trabalho conjunto e árduo, a sociabilização e o processo de aprendizagem”, realça a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, na nota.
Foto: Francisco Teixeira | CMMatosinhos