De 12 a 14 de fevereiro, a Reitoria da Universidade do Porto acolhe a 13ª edição do IJUP – Encontro de Investigação Jovem da U.Porto. O evento dará a conhecer 487 projetos de investigação desenvolvidos por estudantes da instituição portuense.
No evento, que juntará perto de 900 participantes, jovens investigadores do 1.º, 2.º ciclos ou Mestrado Integrado da U.Porto – incluindo estudantes de mobilidade provenientes de todo o mundo – irão apresentar 487 projetos, “como se de um verdadeiro ‘congresso científico’ se tratasse”, avança o portal da U.Porto.
Os temas das investigações desta edição abrangem várias áreas do conhecimento lecionadas na U.Porto, nomeadamente Literatura, Arquitetura, Criminologia, Química ou Farmácia.
Uma análise ao impacto do comportamento sedentário pós-cirurgia bariátrica, um estudo sobre a presença de microplásticos nas sardinhas, ou outro sobre o nível de conhecimento da sociedade sobre os níveis de iodo nas mulheres grávidas, são alguns exemplos do que será dado a conhecer durante o IJUP 2020.
Os participantes podem optar pelo formato poster ou pela apresentação oral.
“No caso das apresentações orais, cada participante tem que apresentar o seu artigo em língua inglesa, num limite máximo de 10 minutos, e submetê-lo a um período de debate e discussão global de 20 a 30 minutos”.
Também os posters apresentados deverão cumprir as medidas padrão para os mesmos, redigindo a informação em inglês e disponibilizando-se para apresentar o projeto representado nas sessões de visitas aos mesmos.
O evento organiza-se em 50 sessões paralelas, por área temática, a decorrer entre quarta e sexta-feira, das 9h às 18h30.
Os melhores trabalhos apresentados serão ainda avaliados e distinguidos por professores e investigadores da U.Porto, tendo em conta a área científica em que se enquadram.
Organizado desde 2008, o IJUP é um projeto pioneiro em Portugal. “Trata-se do primeiro contacto dos estudantes universitários com o mundo da investigação, num evento preparado sob os moldes de um congresso científico”, aponta a U.Porto, acrescentando que, ao longo das 12 edições anteriores, foram apresentados mais de 5 mil projetos científicos nas mais variadas áreas do saber.
Patrocinado pelo Santander Universidades, o IJUP é organizado pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Internacionalização da U.Porto, em conjunto com uma comissão científica composta por professores e investigadores das diferentes faculdades e centros de investigação da Universidade.