A partir de abril, todos os jovens residentes em Portugal nascidos em 2002 vão poder visitar gratuitamente os equipamentos culturais sob alçada do Ministério da Cultura.
O diploma, publicado esta semana em Diário da República, “permite que todos os cidadãos residentes em território nacional, no ano civil em que perfaçam 18 anos, possam visitar gratuitamente museus, palácios e teatros nacionais, bem como os demais equipamentos ou atividades asseguradas pelos serviços e organismos sob direção, superintendência e tutela da Ministra da Cultura”.
“Cultura para Todos”, assim se designa a iniciativa da autoria de João Gonçalo Pereira e Tiago Veloso, que foi uma das medidas vencedoras do Orçamento Participativo Portugal 2017.
“Considerando que a referida iniciativa teve uma elevada adesão, o Governo decidiu que, doravante, todos os cidadãos residentes em território nacional, no ano civil em que perfaçam 18 anos, possam visitar gratuitamente museus, palácios e teatros nacionais, bem como os demais equipamentos ou atividades asseguradas pelos serviços e organismos sob direção, superintendência e tutela da Ministra da Cultura”, indica o despacho conjunto dos ministérios das Finanças e da Cultura, que tem efeitos a partir de dia 1 de abril.
De referir que a DGPC tem a seu cargo a gestão direta de 23 monumentos e museus, onde se incluem 5 monumentos inscritos na lista do património mundial da UNESCO e 15 museus nacionais.
Veja aqui os equipamentos que pode visitar gratuitamente, se tiver 18 anos.