André Ventura Sousa, jovem valonguense, terminou em quarto lugar o Campeonato Europeu de Rápidas – variante do Xadrez onde cada xadrezista dispõe detrês minutos para efetuar todos os seus lances com um acréscimo de dois segundos por cada lance efetuado -, que decorreu no domingo, em Budapeste, na Hungria.
O jovem de 19 anos, cotado como 15.º do ranking inicial, participou no campeonato depois de se ter sagrado Campeão Nacional Universitário desta variante, e terminou a sua participação com 6,5 pontos resultantes de cinco vitórias, três empates e uma derrota.
Depois da vitória da ronda inicial, a segunda ronda trouxe a única derrota do percurso frente ao Grande Mestre Kirill Shevchenko, seguindo-se um empate e três vitórias com novo empate na sétima ronda.
Os dois últimos embates foram com Tigran Harutyunian e Maksim Chigaev, terceiro e primeiro do ranking inicial, respetivamente, com o campeão nacional absoluto de 2017 a alcançar uma vitória face ao primeiro e um empate face ao segundo.
Para a Associação de Xadrez do Porto, este foi mais um “brilhante desempenho” de André Ventura Sousa nesta variante, onde, recentemente, se sagrou campeão nacional absoluto nos Campeonatos Nacionais disputados em São João da Madeira.
Note-se que esta competição reuniu alguns dos melhores xadrezistas europeus, tendo o valonguense vencido ao longo da competição alguns xadrezistas mais cotados.