PUB
Philips S9000

José Peseiro: “Estou aqui para vencer”

José Peseiro: “Estou aqui para vencer”

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
“Estou aqui para ajudar a vencer e acredito nisso piamente e foi com isso que me comprometi, de forma a colocar o FC Porto, novamente, no lugar que esta instituição exige e que temos a responsabilidade de o fazer”, afirmou o novo treinador do clube azul e branco.

José Peseiro, o 21.º treinador em mais de 33 anos de presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa, foi apresentado oficialmente esta quinta-feira na Sala VIP do Estádio do Dragão. O português, de 55 anos, assegurou que chegou ao FC Porto “para vencer e para ajudar os jogadores a vencer”, e garantiu que vai implementar a sua própria conceção de jogo: “Venho com as minhas ideias. Tenho uma maneira de treinar diferente, de ver o jogo de forma diferente e esse é o caminho”.
“Sei da exigência do FC Porto, que conseguiu um estatuto internacional que toda a gente conhece. Sei da minha competência, do meu profissionalismo, da minha capacidade como treinador e como homem. Sei que tenho um grupo de grande qualidade, um clube e uma estrutura organizada ao mais alto nível e sei que vamos lutar pelos objetivos pelos quais este Porto se comprometeu. Estou aqui para vencer e para ajudar os jogadores a vencer. Acredito nisso piamente e foi por isso que me comprometi com o presidente e com a estrutura. Quero colocar o clube no lugar que a instituição exige e que tem de estar. Obrigado ao presidente por me convidar, tenho a certeza de que não o vou deixar ficar mal”, afirmou o novo técnico portista.
José Peseiro assegurou que só aceitou o desafio por achar que “pode ter sucesso”, com “modelos de jogo e metodologias de treino adequadas”: “Venho com as minhas ideias, independentemente do meu antecessor. Tenho uma maneira de treinar diferente, de ver o jogo de forma diferente e esse é o caminho. Não vou refugiar-me no que está feito. Tenho outra ideia de ver o futebol e fui contratado para a implementar”.
Aos jogadores, o treinador deixou algumas palavras: “Eu quero vencer, o FC Porto também; tenho acompanhado muito aquilo que são os clubes vitoriosos e este é um deles. É preciso trabalhar bem, confiarmos uns nos outros e que os jogadores acreditem na competência que têm. Eles sabem da exigência e do stress de um clube desta dimensão, mas estão aqui porque são bons. Estão nas meias finais da Taça de Portugal, não passaram na Liga dos Campeões por questões de pormenor e estão só a cinco pontos do primeiro lugar, onde até já estiveram. Podem estar desconfiados, mas autoestima eles têm e de uma coisa tenho a certeza: quando os jogadores são bons, têm capacidade de aprender mais depressa”.
José Peseiro revelou que tinha sido contactado “pelo presidente na manhã do dia seguinte ao empate com o Rio Ave em casa. Tinha jogo nesse dia, em Alexandria, e o presidente perguntou-me sobre a disponibilidade, se acreditava no projeto, se me sentia confortável e motivado para um projeto vencedor. Naturalmente, respondi que sim, até porque sei que a maior parte dos treinadores que chegaram aqui nunca tinham ganho e ganharam muito a seguir”.
Aos adeptos, o novo treinador dos Dragões lançou um repto: “Todos os portistas, que têm sido um fator importante no crescimento e no atingir do alto nível competitivo do clube, têm exigências. Não estão totalmente satisfeitos e ainda bem. Quero lançar um desafio: é o momento, e eles têm sido o 12.º jogador, em que precisamos deles e que precisamos que o estádio esteja cheio, da emoção, do envolvimento e de estarmos mais unidos que nunca. Há muitos que não gostam que o FC Porto ganhe, mas não queremos que os adversários sejam os portistas. Estando a apoiar, todos os que trabalham aqui estarão mais fortes e menos suscetíveis a algo de mal. Para já, um desafio: que enchamos o estádio no próximo desafio”.
O presidente portista, que esteve presente na apresentação, deu oficialmente as boas-vindas a José Peseiro, a quem desejou as “maiores felicidades”, tal como à restante equipa técnica. Pinto da Costa terminou o seu curto discurso reiterando a confiança e unanimidade total por parte da Direção na escolha do novo treinador portista.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3