PUB
CMPorto

Jorge Margarido vence categoria de ilustração do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Jorge Margarido vence categoria de ilustração do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Jorge Margarido foi eleito o vencedor da categoria de ilustração da 8.ª edição do “Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce”.

Com 45 anos, o ilustrador, natural de Aljezur, Algarve, mas atualmente a viver no Porto, já havia participado duas vezes no concurso, sagrando-se, agora, vencedor, com uma ilustração que, de acordo com o júri, foi a que “melhor se adaptou às características específicas do texto vencedor”. “Apresentou uma narrativa visual alternativa, um dinamismo e um sentido de composição muito sugestivos”, destacaram André Carrilho, Bernardo Carvalho, Eduardo Corte- Real, Marta Madureira e Sara Miranda.

“Este prémio vai ter um impacto grande na minha vida em termos de confiança, uma vez que ser avaliado por este júri faz-me acreditar que o meu trabalho tem valor. Além disso terá também um valor significativo a nível financeiro – o valor deste prémio não tem comparação com nenhum outro prémio de ilustração, mesmo a nível internacional”, afirmou Jorge Margarido.

Formado em design gráfico, trabalhou em diversas agências e ateliers, até sentir que estava na altura de se dedicar a uma atividade que lhe desse “mais liberdade”. Assim, decidiu desenhar um percurso diferente para si próprio e tornou-se rebuçadeiro.

A paixão pela ilustração surgiu após uma pós-graduação, realizada em 2018, na Faculdade de Belas Artes do Porto. Desde então, começou por participar em concursos e mostras e a trabalhar com galerias de ilustração, tendo, atualmente, os seus trabalhos espalhados por vários espaços em Portugal.   

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Nesta edição do “Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce”, o júri atribuiu também duas Menções Honrosas, aos trabalhos de Maria Gabriela Araújo e de Mariana Mota Soares. 

Recorde-se que este prémio visa “incentivar a criatividade literária e artística” e “estimular a emergência de novos talentos, premiando obras originais que ajudem a promover o gosto dos mais novos pela leitura”.

Trata-se do maior prémio de literatura infantil do país, cujo valor monetário total é de 50.000 euros, a repartir igualmente pelos dois vencedores – categorias texto e ilustração. 

A obra original, que reunirá o texto e o trabalho de ilustração vencedores, estará disponível em novembro nas mais de 400 lojas Pingo Doce do país.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem