PUB
Junta da Galiza

Jorge Gabriel modera debate sobre Esclerose Múltipla

Jorge Gabriel modera debate sobre Esclerose Múltipla
O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é assinalado a 31 de maio e o Centro de Reabilitação do Norte vai promover diversas atividades para doentes e familiares.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“A Vida com Esclerose Múltipla” é o mote da iniciativa que o Centro de Reabilitação do Norte organiza esta quarta-feira, dia 31 de maio, a propósito do Dia Mundial da Esclerose Múltipla.
O evento tem início às 9h, com um circuito interativo didático que dará a conhecer formas de gerir a Esclerose Múltipla. Estar informado, ser ativo, ser autónomo, saber comer e viver acompanhado serão as temáticas em análise por médicos, técnicos de saúde e doentes.
O apresentador de televisão Jorge Gabriel associa-se ao evento e vai moderar o debate interdisciplinar sob o tema “À Conversa: Saberes e Experiências”. Agendada para as 14h30, a conversa contará com a presença da neurologista Maria José Sá, da fisiatra Ana Lima, da representante da Associação Nacional de Esclerose Múltipla Vera Ribeiro e do atleta portador desta doença Pedro Sottomayor, que irão abordar temas fundamentais da Esclerose Múltipla.
O programa inclui ainda uma aula de Tai-Chi (11h), um jogo de andebol (15h30) e uma exposição de pintura.
Proporcionar mais informação sobre a doença e como viver com ela, tanto a doentes como a familiares, é o objetivo da iniciativa organizada pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, Associação Nacional de Esclerose Múltipla e Misericórdia do Porto.
De recordar que a Esclerose Múltipla afeta cerca de 5000 portugueses. É uma doença inflamatória neurológica crónica que se manifesta em jovens adultos, entre os 20 e os 40 anos de idade, e que interfere com a capacidade do doente em controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio. Embora não seja uma doença fatal, é muito incapacitante, alterando de forma drástica a vida de uma pessoa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil