Quinze anos depois da apresentação de “Pioravante Marche”, de Samuel Beckett, a coreógrafa Joana Providência estreia “Rumor”, no Teatro Nacional São João (TNSJ).
Partindo da obra do pintor, escultor, fotógrafo e realizador Christian Boltanski, “Rumor” – que estará em cena este fim de semana, de 11 a 13 de maio – integra o ciclo de coreografias que a criadora tem vindo a produzir e que têm como denominador comum a referência a obras de artistas plásticos contemporâneos. O espetáculo integra a programação da terceira edição do Festival DDD – Dias da Dança.
Com direção de Joana Providência, o espetáculo conta com a interpretação e cocriação de António Júlio, João Vladimiro, Liliana Garcia, Maria do Céu Ribeiro, Liliana Oliveira e Magda Almeida.
“Rumor” resulta de uma coprodução de ACE Teatro do Bolhão, Festival DDD – Dias da Dança e TNSJ, tendo ainda o apoio de 23 Milhas – Região de Ílhavo. Para maiores de 12 anos, o espetáculo pode ser visto sexta-feira, às 22h; sábado, às 19h; e domingo, às 17h. O preço dos bilhetes varia entre 7,50 e 16 euros.
A par da estreia absoluta de “Rumor”, Joana Providência vai orientar uma masterclass onde irá partilhar com o público os seus métodos de composição e criação. Destinada ao público em geral, a atividade está agendada para o dia 12 de maio, às 14h30, no TNSJ. De entrada gratuita, mediante a apresentação do bilhete para o espetáculo, a atividade é para maiores de 12 anos e tem um número mínimo de 15 participantes.
A pensar no público mais pequeno, está também programada uma Oficina Criativa no dia 13 de maio, às 17h00, no TNSJ. Enquanto os pais assistem ao espetáculo, a atividade – destinada a crianças entre os 6 e os 12 anos – garante momentos lúdicos e pedagógicos onde se exploram as possibilidades expressivas das crianças, estimulando a sua criatividade. O valor de inscrição é de 2,50 euros.