CIN - VinylMatt

Jerónimo Martins integra índice mundial de igualdade de género

Jerónimo Martins integra índice mundial de igualdade de género

O Grupo Jerónimo Martins é a única empresa portuguesa do seu setor de atividade a integrar o Bloomberg Gender-Equality Índex, que apenas selecionou 25 empresas do setor do retalho alimentar.

É também a primeira vez que a Jerónimo Martins faz parte deste índice mundial, que reconhece as melhores organizações em termos de igualdade de género, e cuja edição de 2021 reúne 380 empresas de 11 setores de atividade e originárias de 44 países.

O Grupo Jerónimo Martins emprega mais de 115 mil colaboradores nos três países onde desenvolve os seus negócios: Portugal, Polónia e Colômbia. No total, as mulheres representam 76% da força de trabalho e 67% dos cargos de gestão.

Relativamente às operações do Grupo em Portugal, “é evidente o peso preponderante das mulheres nos cargos de gestão e de decisão. Na atual Direção Executiva do Pingo Doce, 50% dos membros são mulheres, com responsabilidades e funções muito diversas, como direção-geral, direção de operações, direção financeira, direção de recursos humanos ou direção de marketing. Também a Direção Executiva do Recheio tem 50% de mulheres na sua composição”, detalha o comunicado enviado à VIVA!.

“A estreia neste prestigiado índice é mais um marco e um reconhecimento, que encaramos com satisfação e também com sentido de responsabilidade, pelo trabalho que temos desenvolvido na promoção da igualdade de género”, congratula-se Susana Correia de Campos, Head of Corporate Employee Relations do Grupo Jerónimo Martins.

Em comunicado, o Grupo Jerónimo Martins explica que a metodologia do Bloomberg Gender-Equality Index tem em conta dois critérios: 30% para “disclosure” (divulgação de informação) e 70% para “data excellence” (desempenho). No conjunto das duas dimensões, a Jerónimo Martins obteve uma classificação de 65%.

No fator de “disclosure”, o Grupo obteve 98%. No que diz respeito à “igualdade salarial” e “políticas contra o assédio sexual” – dois dos cinco blocos que compõem a avaliação em “data excellence” – o resultado obtido pela Jerónimo Martins foi de 80%.

 O Grupo Jerónimo Martins recorda que, em 2020, publicou o Plano de Igualdade entre Homens e Mulheres para o biénio 2020-21 tendo, nesse mesmo ano, aderido ao Target Gender Equality, um programa concebido para os membros do Global Compact das Nações Unidas que é destinado a acelerar a igualdade de género nas empresas.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem