PUB
Recheio 2024 Institucional

Jardim Soares dos Reis já reabriu ao público

Jardim Soares dos Reis já reabriu ao público

O icónico Jardim Soares dos Reis, em Mafamude, Vila Nova de Gaia, foi requalificado, apresentando-se agora “mais aprazível” para atividades de lazer, sociais ou culturais.

Tornar o Jardim Soares dos Reis numa “zona mais aprazível para a realização de atividades de lazer, sociais ou culturais, mantendo a identidade histórica, centenária e peculiar do espaço” era o objetivo da requalificação levada a cabo pela Câmara Municipal de Gaia.

Devido à sua intensa utilização, o jardim apresentava diversas zonas degradadas, que foram agora arranjadas e melhoradas.

Com esta intervenção, orçada em 450 mil euros, fica garantida a separação do abastecimento de água da fonte do abastecimento de água do sistema automático de rega, de forma a evitar as constantes perdas de água e os danos no revestimento relvado.

Foi também alterada a localização do parque infantil (para uma zona mais segura), do quiosque e da cabine telefónica, bem como colocado um sanitário público automático. Será ainda instalado um dos primeiros parques temáticos do concelho, dedicado ao Pinóquio.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Procedeu-se ainda à demolição de alguns pavimentos e estruturas construídas, como florestais, lancis, muretes e lajetas, e ao restauro de parte do mobiliário existente.

A nível paisagístico, além da implementação de um sistema de rega automática, os trabalhos incluíram também o transplante de diversos exemplares de vegetação arbórea e arbustiva, tendo sido instalados, indica a autarquia, 32 novos exemplares de árvores e mais de 17 mil exemplares de várias espécies de vegetação arbustiva e herbácea.

No domingo, na cerimónia de reabertura do jardim ao público, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, salientou que o Jardim Soares dos Reis é “um espaço para usarem – o que compete ao Município, é depois ir fazendo a manutenção. A relva é para pisar, os parques são para fruir. Não temos uma visão museológica da cidade. Gostaríamos era que todos respeitassem os espaços. Que haja cuidado na preservação dos espaços, porque são de todos”, apelou.

“Espero que este jardim seja uma referência para cada um de vós, para aqueles que moram aqui perto, para aqueles que usufruem a partir da escola, para aqueles que não moram aqui e vêm cá, e que seja um espaço que contribua para reforçar os laços entre nós e as raízes que temos com a nossa cidade de Gaia. Usufruam, este espaço é vosso!”, disse o autarca. 

Eduardo Vítor Rodrigues relembrou ainda a reabertura do “renovado e ampliado Parque da Lavandeira, com mais 40 mil m2 de terreno, que convido a visitarem. Abriu também o parque de S. Paio, um grande parque numa primeira fase dedicado à fruição das pessoas. E, neste contexto, vários são os elementos a reabilitar. Começamos por este jardim, pelo que ele significa, pela importância que tem para as pessoas e para a cidade; continuaremos em Almeida Garrett, com uma obra que é mais do que a reabilitação de um jardim, porque amplia para o dobro o jardim que lá está, em Egas Moniz, no parque de S. Caetano, onde mais do que duplicaremos a área de lazer”, entre outros.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem