
As “Festas da Cidade 2025” de Vila Real prometem uma edição memorável, integrada nas comemorações do centenário de elevação a cidade, com um programa que inclui cerca de 300 atividades entre maio e setembro. A banda britânica James, bem como artistas nacionais como Diogo Piçarra, Plutónio, Carlão, Rui Veloso e Sara Correia, são alguns dos nomes confirmados.
O programa foi apresentado esta segunda-feira, 19 de maio, pela Câmara Municipal de Vila Real. “Preparámos um programa extenso, com um conjunto de atividades que reflete uma abordagem transversal às diferentes áreas, desde a cultura, animação, turismo, passando pela educação, património, sustentabilidade, ambiente, desporto, etc.”, afirmou o presidente da autarquia, Rui Santos. As festividades culminam na celebração dos 100 anos da cidade, que se assinalam a 20 de julho, mas o programa comemorativo “Cem Anos | Cem Momentos” prolonga-se até dezembro. (via Porto Canal)
Os concertos principais terão lugar na Praça do Município e são de acesso gratuito, tal como a maioria das iniciativas. Entre os destaques estão Plutónio (9 de junho), Diogo Piçarra (10 de junho), Carlão (13 de junho), Rui Veloso (28 de junho) e Sara Correia (29 de junho). A atuação dos James, marcada para 5 de julho, é o grande nome internacional do cartaz e insere-se nas comemorações oficiais do centenário.
A agenda inclui ainda celebrações dos santos populares, Santo António, São João e São Pedro, com marchas populares envolvendo as 20 freguesias do concelho, a tradicional feira de gado, o concurso nacional de gado maronês e os jogos tradicionais conhecidos como “Bilíadas”.
Outro momento marcante será a 54.ª edição do Circuito Internacional de Vila Real, entre 4 e 6 de julho, que contará com a atuação dos Xutos e Pontapés logo na noite de abertura.
O festival Rock Nordeste decorre a 20 e 21 de junho e será, pela primeira vez, inteiramente organizado pela equipa do município. Em julho arrancam também os Concertos de Verão no Teatro Municipal e o Ciclo de Artes de Rua, Arruada, que levará espetáculos ao centro histórico.
Segundo a vereadora da Cultura, Mara Minhava, o programa “honra o nosso passado, valoriza o presente e aponta, com confiança, para o futuro”, e promete atrair visitantes, ao mesmo tempo que dinamiza o comércio local. Uma das novidades é a contratação de DJs locais e nacionais para atuarem após os concertos, respondendo a sugestões dos próprios vilarealenses. (via Porto Canal)