PUB
Recheio 2024 Institucional

Já se pode ir a banhos na Praia de Matosinhos

Já se pode ir a banhos na Praia de Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos informou que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) levantou a interdição de banhos nas praias de Matosinhos, que estava em vigor desde terça-feira, 18 de junho, devido a contaminação microbiológica.

Segundo o comunicado enviado à Lusa, a reanálise da APA revelou que os níveis microbiológicos da água estão agora dentro dos parâmetros normais, permitindo novamente a prática de banhos.

A interdição foi motivada por valores microbiológicos acima do recomendado, o que, segundo o Notícias ao minuto, gerou críticas por parte do PSD e do Movimento António Parada, SIM. Em resposta, o município assegurou que monitoriza continuamente a qualidade da água e está a implementar um plano de ação para a melhoria da qualidade das águas das praias de Matosinhos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Este plano inclui várias ações para identificar, caracterizar e resolver problemas que possam afetar a qualidade da água. Entre as medidas em curso, destacam-se a reabilitação e valorização ecológica das ribeiras da Riguinha e Carcavelos, assim como a realização de um banco de dados municipal de águas pluviais. Este cadastro, descrito como um “trabalho exaustivo” pela autarquia liderada por Luísa Salgueiro, permitirá um conhecimento detalhado da rede de águas pluviais.

Simultaneamente, os técnicos municipais estão a identificar ligações indevidas à rede pluvial e a contactar os proprietários para corrigir estas situações.

Este processo, embora demorado e exigente, espera contar com a colaboração dos cidadãos. A autarquia também pretende lançar campanhas de sensibilização e educação ambiental direcionadas à população, escolas, empresas e organizações da sociedade civil.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil