Nesta fase, tudo indica que o Jardim Teófilo Braga, no “coração” da Praça da República, vai ter as obras prontas já no mês de junho de 2025. Quem o avança é a Câmara do Porto, em declarações ao Jornal de Notícias (JN).
Segundo a mesma fonte de informação, é de prever que o jardim vá ter mais de 130.000 arbustos e 150 árvores no local. Outro aspeto a mencionar é que também os monumentos serão “salvaguardados”
Na prática, quer isso dizer que vai haver lugar ao reposicionamento de algumas peças emblemáticas do espaço. Entre estas, por exemplo, a escultura “Baco” do general Pires Veloso e do Padre Américo. O mesmo acontecerá com o “Rapto de Ganimedes”, que irá migrar da Cordoaria para a Praça da República.
É de prever que, no jardim, também sejam colocadas novas peças de mobiliário urbano. Ou seja, bancos, bebedouros, caixotes do lixo, entre outros objetos novos que passarão a existir no local.
Como refere a própria autarquia portuense, “a intervenção propõe salvaguardar o legado histórico da praça, retomando o traçado linear, simétrico e centralizado, que remonta ao antigo campo militar de 1909” (via JN).
É expectável ainda que aconteçam mudanças em termos de iluminação. A Câmara do Porto também explica que haverá lugar a uma transformação do jardim, que passará a ter maior área de relva, “para permitir o recreio e haver área para as crianças brincarem”.
Ainda assim, o município garante que não serão esquecidas as “sombras” que fazem particular jeito nos dias quentes. Mantêm-se ainda as camélias e a palmeira. As obras deverão ficar concluídas no mês de junho.