PUB
Recheio 2025

Já há previsão de fim de obras no Jardim da Praça da República

Já há previsão de fim de obras no Jardim da Praça da República

Nesta fase, tudo indica que o Jardim Teófilo Braga, no “coração” da Praça da República, vai ter as obras prontas já no mês de junho de 2025. Quem o avança é a Câmara do Porto, em declarações ao Jornal de Notícias (JN).

Segundo a mesma fonte de informação, é de prever que o jardim vá ter mais de 130.000 arbustos e 150 árvores no local. Outro aspeto a mencionar é que também os monumentos serão “salvaguardados”

Na prática, quer isso dizer que vai haver lugar ao reposicionamento de algumas peças emblemáticas do espaço. Entre estas, por exemplo, a escultura “Baco” do general Pires Veloso e do Padre Américo. O mesmo acontecerá com o “Rapto de Ganimedes”, que irá migrar da Cordoaria para a Praça da República.

É de prever que, no jardim, também sejam colocadas novas peças de mobiliário urbano. Ou seja, bancos, bebedouros, caixotes do lixo, entre outros objetos novos que passarão a existir no local.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Como refere a própria autarquia portuense, “a intervenção propõe salvaguardar o legado histórico da praça, retomando o traçado linear, simétrico e centralizado, que remonta ao antigo campo militar de 1909” (via JN). 

É expectável ainda que aconteçam mudanças em termos de iluminação. A Câmara do Porto também explica que haverá lugar a uma transformação do jardim, que passará a ter maior área de relva, “para permitir o recreio e haver área para as crianças brincarem”. 

Ainda assim, o município garante que não serão esquecidas as “sombras” que fazem particular jeito nos dias quentes. Mantêm-se ainda as camélias e a palmeira. As obras deverão ficar concluídas no mês de junho.

Fotografia: DR
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce3 até 30/01